11/03/2020

OMS declara pandemia de Covid-19

Com agências

O que é pandemia?

Depois de adiar inexplicavelmente a decisão, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou como uma pandemia a disseminação da febre covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

O termo pandemia é usado para descrever situações em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas de forma simultânea no mundo inteiro.

Os três critérios para definir uma pandemia de uma doença são o alcance mundial, a transmissão entre pessoas e o fato de a doença poder ser fatal.

Ou seja, uma pandemia não é caracterizada pela gravidade da doença envolvida, mas principalmente pelo seu espalhamento geográfico.

Todos os três critérios já haviam sido alcançados há semanas, mas a OMS vinha adiando a decisão. Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, há hoje 118 mil casos de covid-19 em 114 países, sendo que 4.291 pessoas perderam a vida por causa da doença. No Brasil foram registrados até ontem (10/3) 34 casos da doença em oito estados, sendo que outros 893 casos estão sob suspeita.

"A palavra pandemia não deve ser usada de forma descuidada ou leviana. É uma palavra que, se mal empregada, pode despertar medo irracional ou a aceitação injustificável de que a luta acabou, levando a sofrimento e mortes desnecessárias," disse Ghebreyesus durante o anúncio da medida.

Segundo ele, se os países trabalharem para detectar e rastrear a doença, isolar os casos, e se mobilizarem recursos humanos para responder à covid-19, é possível impedir que aqueles locais com poucos casos se tornem centros de disseminação do vírus e, por consequência, que haja transmissão comunitária sustentada.

O diretor-geral ressaltou ainda que as orientações da OMS aos países seguem as mesmas: ativar e ampliar os mecanismos de resposta a emergências, comunicar-se com a população sobre os riscos e sobre como se proteger, encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos de covid-19, além e rastrear todos os infectados.

A última pandemia foi a da gripe H1N1, em 2009, mas a OMS foi muito criticada na época porque a decisão teria sido precipitada. Esta pode ter sido uma das razões pela demora da declaração da pandemia no presente caso da covid-19.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.