11/03/2019

OMS lança aplicativo para avaliar saúde auditiva

Redação do Diário da Saúde

Perda auditiva

A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou um aplicativo gratuito para dispositivos móveis que permite às pessoas verificar sua audição regularmente e intervir de forma precoce em caso de perda auditiva.

O aplicativo, chamado hearWHO, é adequado para a prevenção em geral, mas será particularmente útil para pessoas que estão em risco de perder a audição por condições de trabalho ou entretenimento ou que já experimentam alguns dos sintomas relacionados a essa condição.

As pessoas que mais se beneficiarão dessa nova ferramenta são as que frequentemente estão expostas a altos níveis de som - aquelas que ouvem música em alto volume ou trabalham em lugares barulhentos, por exemplo -, que usam medicamentos prejudiciais à audição ou que tenham 60 anos ou mais.

Entre os sintomas do início da perda auditiva estão sensação de zumbido no ouvido, não conseguir ouvir partes de uma conversa ou costume frequente de aumentar o volume de aparelhos de televisão, rádio ou dispositivos de áudio.

A detecção precoce da perda auditiva é crucial para identificar comportamentos de risco que precisam ser alterados e averiguar a intervenção mais apropriada para enfrentar a condição.

"Muitas pessoas que têm deficiência auditiva não percebem e, por isso, perdem oportunidades educacionais, profissionais e da vida cotidiana", disse Etienne Krug, da OMS. "Verificações regulares de audição garantem que a perda auditiva seja identificada e tratada o mais cedo possível."

Aplicativo para avaliar audição

O aplicativo hearWHO é baseado em uma tecnologia conhecida como "dígitos em um ruído": pede-se aos usuários que se concentrem, ouçam e insiram em seus dispositivos móveis uma série de três números, quando solicitados. Esses números foram gravados contra níveis variados de som de fundo, simulando condições de escuta na vida cotidiana.

O aplicativo exibe a pontuação, o que ela significa e armazena o resultado do teste para que o usuário possa monitorar o status de sua audição ao longo do tempo.

Lembretes para fazer o teste regularmente podem ser definidos na ferramenta - que pode ser usado por indivíduos e profissionais de saúde para facilitar a triagem auditiva, especialmente em ambientes com poucos recursos.

Mais informações, em inglês, podem ser obtidas no endereço www.who.int/deafness/hearWHO/en/.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.