28/05/2015

Ossos são regenerados com proteínas de células-tronco

Redação do Diário da Saúde
Ossos são regenerados a partir de proteínas de células-tronco
A técnica apresentou um significativo crescimento de ossos novos em experimentos in vivo. [Imagem: Sutha et al. - 10.1038/srep09960]

Criar ossos novos

Pesquisadores descobriram uma maneira de regenerar tecidos ósseos utilizando proteínas produzidas por células-tronco.

Esta técnica poderá ajudar a tratar vítimas de grandes traumas nas pernas e braços, ocasionados sobretudo em casos de acidentes.

O novo método fornece uma fonte contínua de tecido ósseo novo, e a equipe acredita ter conseguido reduzir significativamente o risco de formação de tumores, que tipicamente surgem após transplantes de células-tronco.

Esta é a primeira vez que se consegue extrair os fatores de crescimento de ossos diretamente a partir das células-tronco.

E a equipe conseguiu demonstrar que estas proteínas são suficientes para criar um novo osso.

Formação óssea

A técnica mostrou-se tão eficaz quanto o tratamento padrão atual em termos da quantidade de osso novo gerado.

"Esta prova de conceito estabelece uma nova terapia de formação óssea que explora o potencial regenerativo das células-tronco," disse Todd McDevitt, dos Institutos Gladstone (EUA), que liderou a pesquisa.

"Com esta técnica nós podemos produzir ossos novos completamente derivados de células-tronco, e ela funciona de forma semelhante ao padrão-ouro na área," completou.

Embora os resultados sejam promissores, será necessário ainda realizar testes para comprovar a segurança do uso das proteínas derivadas das células-tronco.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.