20/03/2019

Outono exige atenção contra doenças respiratórias e alergias

Com informações do Ministério da Saúde
Outono exige atenção contra doenças respiratórias e alergias
Podemos estar próximos de uma cura para todas as alergias.[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Doenças do Outono

No dia 20 de março, nós do Hemisfério Sul damos as boas-vindas ao Outono, uma das estações do ano preferidas dos brasileiros por apresentar características parecidas tanto com as do inverno como com as do verão - nem muito quente e nem muito frio.

No campo da saúde, contudo, as temperaturas mais amenas, especialmente a noite, e queda da umidade relativa do ar, o Outono traz consigo o agravamento de algumas doenças, principalmente as respiratórias e as alergias.

A boa notícia é que é fácil preveni-las para aproveitar o que há de melhor nessa estação.

Pessoas que apresentam doenças crônicas relacionadas ao tabagismo costumam sofrer mais. Outros exemplos são os que convivem com asma e rinites, pois a poluição do ar fica agravada no Outono.

Como o clima fica propício para a transmissão de vírus e para a proliferação de fungos e bactérias, a primeira dica é evitar aglomerações.

Para diminuir os sintomas destas doenças, existem cuidados básicos.

"As pessoas com baixa imunologia devem evitar ficar em ambientes muito fechados e aqueles que têm uma patologia, como os asmáticos, precisam usar a medicação adequada e de forma correta, sem cessar. No caso das viroses, a maioria pode ser evitada com vacinação, inclusive oferecida pelo SUS, especialmente para os doentes crônicos. Quanto mais vacinado, melhor é," orienta a pneumologista Maria Luiza Dórea.

Os sintomas de doenças típicas do Outono costumam desaparecer em até 7 dias.

O Outono chegará ao fim no dia 20 de junho, dando lugar ao Inverno.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.