26/02/2019

Oxímetro de pulso pode monitorar pressão arterial continuamente

Redação do Diário da Saúde
Oxímetro de pulso pode monitorar pressão arterial continuamente
O oxímetro é um aparelho mais simples e mais barato do que os atuais sistemas de medição da pressão arterial, além de funcionar continuamente. [Imagem: Mohamed Elgendi/UBC]

Oxímetro para medir pressão

Um monitoramento rápido e fácil da pressão arterial poderá em breve estar ao alcance das suas mãos - ou, mais especificamente, dos seus dedos.

"Nós descobrimos que o oxímetro, que se coloca em um dedo da mão ou do pé para medir a frequência cardíaca e a quantidade de oxigênio no sangue, pode detectar a pressão arterial com até 95% de precisão," conta o pesquisador Mohamed Elgendi, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá).

Elgendi e seus colegas examinaram registros do oxímetro de 121 pacientes em um hospital nos EUA e outros 219 pacientes internados em um hospital na província chinesa de Guilin. As informações coletadas pelos aparelhos foram inseridas em um programa de computador desenvolvido pela equipe, que identificou nove assinaturas elétricas, ou padrões, que se correlacionaram significativamente com a hipertensão.

"A presença consistente desses padrões em dados coletados de dois países diferentes prova que o oxímetro de pulso é uma ferramenta confiável para a avaliação da hipertensão," disse Elgendi. "Quando adicionamos os dados do eletrocardiograma aos dados do oxímetro, conseguimos melhorar a detecção da pré-hipertensão."

A pré-hipertensão aumenta o risco de doença cardíaca, por isso sua detecção precoce é vital para o diagnóstico e tratamento - essa condição é normalmente associada a uma pressão arterial até 139/89 mmHg, com a hipertensão arterial acima de 140/90 mmHg.

Elgendi e sua equipe estão trabalhando para replicar os experimentos em outros grupos de pacientes nos próximos meses, refinando seu algoritmo para que ele possa ser usado em larga escala pelos fabricantes de oxímetros.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.