12/02/2015

Novo padrão estabelece qualidade da água natural no Brasil

Com informações da Agência Fapesp

Águas brasileiras

O Laboratório de Referências Metrológicas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) de São Paulo, desenvolveu o primeiro padrão de qualidade das águas brasileiras, com uma composição química certificada.

O objetivo é que o processo sirva de modelo à indústria e a órgãos de saneamento para avaliar, entre outras características, a qualidade e a potabilidade da água.

O IPT disponibilizará a laboratórios de empresas e universidades materiais com características nacionais para a calibração de instrumentos de medição do teor de elementos como chumbo, cádmio e arsênio em seus produtos.

Atualmente são disponíveis apenas padrões de águas de outros países, com características diferentes das águas brasileiras. Diante disso, o IPT criou referências nacionais que possam ser empregadas por laboratórios, universidades e empresas.

Água de estuário, represa e mineral

Para a realização do projeto, três lotes de águas de diferentes tipos e lugares do Estado de São Paulo foram usados em testes. As amostras de água mineral foram retiradas de Águas da Prata, por possuírem teores adequados aos pretendidos pelos pesquisadores. A água de represa veio de Águas Claras, parte do sistema Cantareira que abastece 9 milhões de pessoas da cidade de São Paulo. Por fim, a água de estuário foi amostrada no canal de Bertioga, no litoral paulista.

O Laboratório de Referências Metrológicas está submetendo os materiais de referência a um processo de teste de estabilidade para confirmar se há algum tipo de deterioração química ou biológica nas amostras.

Após esta etapa, os pesquisadores devem identificar e convidar laboratórios de alta competência em medições químicas de águas naturais para realizar as diversas determinações em um trabalho conjunto.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.