25/03/2015

Presos por sequestrar filho de hospital, pais dizem que ele está curado

Com informações da BBC

Os pais do menino britânico Ashya King, que foram detidos em Madri, na Espanha, depois de levarem seu filho de um hospital no sul da Inglaterra contra as ordens dos médicos no ano passado, alegam que a criança, de 5 anos, está curada de um câncer no cérebro.

O caso de Brett e Naghemeh King teve grande destaque na mídia internacional. Eles eram procurados pela polícia depois de levar Ashya, de 5 anos, do Hospital Universitário da cidade de Southampton e tentar levá-lo para Praga, na República Tcheca, em busca de um tratamento que não estava disponível no NHS, o sistema público de saúde britânico.

Numa entrevista ao jornal britânico The Sun, Brett King disse que um recente exame de tomografia computadorizada "não mostrou sinais dos tumores malignos".

Truculência e clemência

Contrariando ordens médicas, eles fugiram do hospital com a criança em agosto passado. Viajaram para a Espanha, mas foram presos a pedido das autoridades britânicas.

Brett e Naghemeh passaram mais de 24 horas na prisão de Soto Del Real, em Madri, mas o pedido de extradição para a Grã-Bretanha foi abandonado pela promotoria depois de as autoridades considerarem o argumento de que a vida de Ashya estava em risco.

Ashya tinha sido diagnosticado com um tumor no cérebro, removido por cirurgiões em Southampton em julho do ano passado. No mês seguinte, ele passou por nova cirurgia. Os procedimentos deixaram sequelas: Ashya perdeu a fala e não conseguia mais comer ou beber sozinho.

Para tentar evitar que o tumor voltasse, os pais do menino queriam que ele fosse submetido à terapia de feixe de prótons. Na ocasião, a direção do Hospital Universitário de Southampton disse que as chances de recuperação do menino com o tratamento regular eram muito boas e de que "não haveria benefícios" com o uso dos feixes de prótons.

Recuperação

Brett e Naghemeh, porém, levaram o menino para a Espanha, onde têm uma casa de veraneio, e arrumaram por conta própria uma sessão de terapia em Praga, no Centro de Terapia de Prótons.

Enquanto os pais estavam detidos na Espanha, o menino ficou sob os cuidados de um hospital da cidade espanhol de Málaga.

Tão logo goram libertados, em setembro, os pais levaram o garoto para receber o tratamento com prótons em Praga. Segundo pai, o menino voltou a falar e até brinca com o irmão e a irmã num parque perto da casa de veraneio na Espanha, onde se recupera.

"Tudo pelo que passamos nos últimos meses valeu a pena, porque Ashya está se recuperando", afirmou o pai.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.