09/04/2020

Para se manter positivo, viva o momento - mas planeje com antecedência

Redação do Diário da Saúde
Para se manter positivo, viva o momento - mas planeje com antecedência
Anda preocupada? Existem técnicas para controlar a preocupação.[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Ficar no presente e planejar o futuro

Pessoas que conseguem equilibrar viver no momento presente com o planejamento para o futuro são mais capazes de resistir ao estresse diário sem sucumbir ao humor negativo.

"Está bem estabelecido que os estressores diários podem nos tornar mais propensos a ter afetos negativos ou mau humor. Nosso trabalho aqui lança uma luz adicional sobre quais variáveis influenciam a forma como reagimos ao estresse diário," diz a professora Shevaun Neupert, da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA).

Especificamente, a equipe de Neupert analisou dois fatores que influenciam a maneira como lidamos com o estresse: a atenção plena e a ação proativa.

A atenção plena, que não precisa chegar a ser uma meditação, é quando as pessoas estão centradas e vivendo no momento, em vez de ficar ruminando o passado ou se preocupando com o futuro. O enfrentamento proativo é quando as pessoas se planejam para reduzir a probabilidade de estresse futuro.

Equilíbrio entre presente e futuro

Todos os participantes do experimento preencheram uma pesquisa inicial, a fim de estabelecer sua tendência a se envolver em um enfrentamento proativo. Eles também preencheram questionários por oito dias consecutivos que exploravam as flutuações na atenção plena. Nesses oito dias, os participantes também relataram estressores diários com que se depararam e até que ponto eles experimentaram humor negativo.

Os resultados mostraram que o envolvimento no enfrentamento proativo foi benéfico para limitar o efeito dos estressores diários, mas a vantagem essencialmente desapareceu nos dias em que o participante relatava baixo nível de atenção no momento presente.

"Nossos resultados mostram que uma combinação de enfrentamento proativo e atenção plena elevada resulta em participantes de todas as idades sendo mais resistentes aos estressores diários. Basicamente, descobrimos que o planejamento proativo e a atenção plena são responsáveis por cerca de um quarto da variação de como os estressores influenciam o afeto negativo," disse Neupert

Em outras palavras, na viagem no tempo que fazemos cotidianamente, o presente parece ser essencial, uma breve olhada no futuro tem seus benefícios - mas o passado não apareceu em lugar nenhum. E isso pode levar a ações dirigidas a pessoas de diferentes personalidades.

"Intervenções direcionadas às flutuações diárias da atenção plena podem ser especialmente úteis para aqueles que têm alto nível de enfrentamento proativo e podem estar mais inclinados a pensar no futuro em detrimento de permanecer no presente," recomendou Neupert.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.