08/10/2019

Pijama eletrônico mostra até em que posição você dormiu

Redação do Diário da Saúde
Pijama eletrônico
Os sensores, do tamanho de botões, são embutidos no próprio tecido, deixando o pijama folgado e confortável. [Imagem: UMass Amherst/Andrew lab]

Pijama eletrônico

As tendências apontam que, no futuro, roupas eletronicamente ativas, contendo dispositivos portáteis e discretos, irão monitorar a saúde de pacientes e pessoas saudáveis sem incomodar - durante o sono, por exemplo.

E esse futuro não deverá demorar muito, como demonstra a apresentação de um "pijama eletrônico", feito com tecidos com detecção fisiológica embutida.

Trisha Andrew e seus colegas da Universidade de Massachusetts (EUA) batizaram essa roupa de dormir dotada de sensores de "fijama", um pijama capaz de monitorar a fisiologia humana.

"O desafio que enfrentamos foi como obter sinais úteis sem alterar a estética ou a sensação do tecido. Geralmente, as pessoas assumem que tecidos inteligentes se referem a roupas apertadas dotadas de vários sensores embutidos para medir sinais fisiológicos e físicos, mas isso claramente não é uma solução para roupas comuns e, em particular, roupas de dormir," disse Andrew.

"Nossa percepção foi de que, embora a roupa de dormir seja usada com folga, existem várias partes desse tecido que são pressionadas contra o corpo devido à nossa postura e ao contato com superfícies externas. Isso inclui a pressão exercida pelo tronco contra uma cadeira ou a cama, a pressão quando o braço descansa do lado do corpo enquanto dorme, e uma leve pressão de um cobertor sobre a roupa de dormir," detalhou Deepak Ganesan, membro da equipe.

Essas regiões pressionadas do tecido são usadas como locais para medir movimentos sutis da pele causados pelos batimentos cardíacos e pela respiração. Esses sinais podem não ser individualmente confiáveis, principalmente em roupas largas, mas os sinais de muitos sensores colocados em diferentes partes do pijama foram combinados para fornecer uma leitura composta mais precisa.

Pijama preciso

A equipe realizou vários experimentos com usuários em ambientes controlados e naturais, mostrando que os pijamas eletrônicos podem detectar picos de batimentos cardíacos com alta precisão, frequência respiratória com menos de um batimento por minuto de erro e prever perfeitamente a postura do sono.

"Esperamos que esses avanços possam ser particularmente úteis para monitorar pacientes idosos, muitos dos quais sofrem de distúrbios do sono," diz Andrew. "Os eletrônicos de vestir da geração atual, como os relógios inteligentes, não são ideais para essa população, já que os idosos geralmente esquecem de usá-los de forma consistente ou são resistentes ao uso de dispositivos adicionais, enquanto as roupas de dormir já fazem parte normal de sua vida diária. Mais do que isso, seu relógio não consegue lhe dizer em que posição você dormiu e se sua postura está afetando a qualidade do seu sono; o nosso fijama consegue."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.