11/12/2020

Plantas poderão produzir vacina contra dengue

Redação do Diário da Saúde
Plantas poderão produzir vacina contra dengue
As partículas semelhantes a vírus produzidas pela planta não têm a parte infecciosa do vírus. [Imagem: Daniel Ponndorf et al. - 10.1111/pbi.13501]

Vacinas fabricadas por plantas

A dengue é causada por um vírus patogênico transmitido por pernilongos, pertencente à família Flaviviridae, que causa 390 milhões de infecções por ano.

Tem havido algum esforço no desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz, mas os candidatos existentes têm sido reprovados um após o outro.

Agora, pesquisadores usaram plantas para produzir "partículas semelhantes a vírus" (PSVs) do vírus da dengue, um primeiro passo para criar novas vacinas contra essa ameaça crescente.

O grupo do professor George Lomonossoff, do John Innes Centre (Reino Unido), produziu PSVs do vírus da dengue sorotipo 1, um dos quatro sorotipos do vírus.

Os pesquisadores usaram uma variedade de tabaco (Nicotiana benthamiana) para expressar transitoriamente as PSVs. Após extração e purificação, as PSVs mostraram capacidade de estimular uma resposta imune ao vírus em experimentos em camundongos.

Usar o metabolismo das plantas para produzir essas moléculas valiosas oferece uma alternativa acessível e de baixo custo para o desenvolvimento de vacinas.

"Este é o primeiro de muitos passos ao longo do caminho para a produção de vacinas contra a dengue em plantas," disse o Dr. Hadrien Peyret, membro da equipe.

Partículas semelhantes a vírus

As PSVs são simulações autênticas do vírus, contendo a capa proteica do vírus - a cápside -, mas sem o material infeccioso. Isso é o suficiente para treinar o sistema imunológico sem causar uma infecção, o que parece ideal para uma vacina.

Contudo, há muito trabalho a ser feito antes que os pesquisadores alcancem o objetivo de produzir uma vacina contra a dengue a partir de plantas.

Uma potencial vacina contra a dengue baseada em PSVs precisará conter os quatro sorotipos para ser eficaz. A equipe está trabalhando com esse objetivo, concentrando-se em melhorias nos métodos e na extração das PSVs.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.