13/08/2018

Políticos não usam pesquisas de universidades sobre saúde

Redação do Diário da Saúde

Política longe da ciência

Ao tentar fundamentar suas decisões sobre as políticas de saúde comportamental, quase 75% dos legisladores (deputados e senadores) não procuram os cientistas e pesquisadores das universidades, onde a maioria das pesquisas é realizada.

Os dados foram coletados nos EUA, onde o pesquisador Jonathan Purtle, da Universidade Drexel, entrevistou 475 legisladores e descobriu que apenas 27% deles usam as universidades como fontes primárias para embasar suas decisões e pontos de vista.

Trinta e quatro por cento dos progressistas (democratas) disseram usar as universidades como fonte primária de informações de pesquisas sobre saúde comportamental, enquanto apenas 19% dos conservadores (republicanos) fazem o mesmo.

As agências estatais de saúde representam uma fonte de pesquisa muito mais citada pelos parlamentares, com 48% de todos os legisladores citando se basear nelas. A seguir foram citadas entidades profissionais do setor e a própria equipe do parlamentar, com 51% - novas pesquisas poderão indicar a quem as equipes dos parlamentares recorrem para elaborarem seus pareceres.

"Historicamente, os pesquisadores das universidades tipicamente fundamentam suas pesquisas em questões que são de interesse para eles mesmos e para outros pesquisadores da universidade. Estas [questões] são frequentemente diferentes das questões que são de interesse para os formuladores de políticas," disse Purtle. "Acho que os legisladores não recorrem a pesquisadores universitários porque não acham que terão informações relevantes para as decisões políticas que enfrentam."

Purtle aponta uma variedade de formas pelas quais os pesquisadores e cientistas podem tentar fazer com que os formuladores de políticas vejam seu trabalho.

"Estamos vendo que os pesquisadores têm uma variedade de canais - como as organizações profissionais e as agências estatais - que podem atingir os legisladores," disse Purtle. "Devemos nos afastar dos caminhos tradicionais que usamos para a exposição e comunicar a mensagem da nossa pesquisa de maneira atraente."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.