14/12/2020

Por que filhos de mães obesas têm maior propensão a doenças metabólicas?

Com informações da Agência Fapesp
Por que filhos de mães obesas têm maior propensão a doenças metabólicas?
Óvulo deficiente de mitofusina-2. A marcação em verde representa as mitocôndrias em número reduzido, agregadas e inchadas em relação a óvulos de controle.[Imagem: Marcos Chiaratti]

Transmissão transgeracional de doenças

Acostumados a lidar com a hereditariedade transmitida geneticamente, os cientistas vinham tendo dificuldade para explicar heranças que não são passadas pelo DNA.

Tudo ficou mais fácil com o surgimento da herança epigenética, mostrando que herdamos muito mais do que genes - hoje já se reconhece que até mesmo as experiências de vida dos pais deixam marcas nos filhos.

Agora, pesquisadores brasileiros descobriram um mecanismo que ajuda a explicar por que os filhos de mães obesas são mais propensos a desenvolver doenças metabólicas ao longo da vida.

Esse fenômeno, conhecido como "transmissão transgeracional de doenças", parece estar relacionado com a deficiência de uma proteína chamada mitofusina-2 no óvulo materno.

Normalmente, essa proteína é encontrada na membrana externa das mitocôndrias. Sua ausência faz com que essas organelas responsáveis pelo fornecimento de energia para as células fiquem inchadas e disfuncionais, além de alterar a expressão de quase mil genes no gameta feminino.

"A mitofusina-2 tem sido apontada em diversos estudos como um importante regulador metabólico. Há evidências de que, à medida que um indivíduo ganha peso, a expressão dessa proteína diminui nas células do músculo e do fígado - dois tecidos importantes para a regulação das taxas de glicemia. E também em portadores de diabetes a expressão de mitofusina-2 está reduzida nessas células," contou o professor Marcos Chiaratti, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mitofusina-2

Uma das funções conhecidas da mitofusina-2 é garantir que a mitocôndria se mantenha em contato com o retículo endoplasmático - estrutura que participa da síntese e do transporte de diversas substâncias dentro da célula. Os resultados da pesquisa sugerem que a deficiência dessa molécula compromete a interação entre as duas organelas, prejudicando a função de ambas no gameta.

"Há evidências de que o fenômeno de transmissão transgeracional de doenças como o diabetes está associado à disfunção mitocondrial e ao estresse de retículo endoplasmático no óvulo. Nossos achados corroboram essa hipótese," disse o pesquisador. "A falta da mitofusina-2 parece afetar a biogênese mitocondrial [e por isso o número de organelas é menor] e também a capacidade da mitocôndria de se locomover no citoplasma e atender a demanda energética da célula."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.