06/10/2012

Para prever melhor o futuro, aposte na intuição

Redação do Diário da Saúde

Efeito oráculo emocional

Pessoas que confiam em seus sentimentos são mais capazes de prever corretamente os resultados futuros de eventos.

Aquelas que confiaram em suas emoções previram com mais precisão acontecimentos futuros do que indivíduos que não deram muita bola para seus sentimentos.

Andrew Stephen e seus colegas da Universidade de Pittsburgh (EUA) chamaram o fenômeno, que eles verificaram em uma série de oito experimentos, de "efeito oráculo emocional."

Os experimentos envolveram desde palpites sobre o clima até eventos mais significativos, como as eleições presidenciais.

Intuição bem fundamentada

"Os resultados mostram que seus sentimentos são uma fonte de informação válida, desde que você tenha algum conhecimento prévio do tema," explica Stephen.

"A linha normal de pensamento quando fazemos previsões ou projeções é que as pessoas devem ser mais racionais, que você provavelmente não deveria se basear em sua intuição. Nossa pesquisa indica que, nos casos estudados, contar com seus sentimentos tem toda a probabilidade de ajudá-lo," completou.

Através de uma série de oito estudos, os pesquisadores pediram aos participantes para prever resultados de eventos, incluindo a primária democrata de 2008 nos EUA, oscilações do índice da bolsa de valores, o vencedor de jogos do campeonato de futebol ou como ficaria tempo nos próximos dias.

Os resultados de todos os estudos revelaram consistentemente que as pessoas com maior confiança em seus sentimentos são mais propensas a prever corretamente o resultado final, em comparação com aquelas com menor confiança em seus sentimentos.

Catálogo de informações

Os pesquisadores explicam seus resultados através de uma hipótese que eles chamam de "janela privilegiada", que se baseia na ideia de que os sentimentos das pessoas servem como meta-resumos de experiências anteriores, quando o cérebro codifica experiências de vida, e os sentimentos catalogam a informação.

"Estamos codificando experiências a cada segundo de cada dia. Na verdade, basear-se nisso é um desafio, porque é algo majoritariamente inconsciente," diz Stephen. "Confiar em seus sentimentos é como você acessar essas informações catalogadas."

Para usar essa janela privilegiada, parece ser necessária uma certa quantidade de conhecimento relevante para prever mais precisamente o futuro, dizem os pesquisadores - os efeitos não se verificaram quando as pessoas não sabiam nada sobre o tema.

Importância da intuição

A equipe ressalta que o efeito oráculo emocional não é um convite para que as pessoas ignorem os julgamentos baseados na razão.

Segundo eles, o que ocorre é que a intuição é um complemento valioso.

As pessoas que dão atenção aos seus sentimentos têm uma perspectiva mais ampla do que aquelas que não o fazem.

E por quê?

Porque esses sentimentos são baseados em experiências anteriores, não apenas nos fatos imediatos e disponíveis conscientemente para a pessoa no momento da decisão.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.