12/09/2013

Chegada da primavera aumenta casos de alergia

Redação do Diário da Saúde
Chegada da primavera aumenta casos de alergia
Pólen e ácaros são os principais fatores desencadeadores das alergias, que podem ser confundidas com resfriados.[Imagem: Wikimedia/Guido Gerding]

O número de casos de alergia aumenta com a chegada da primavera.

O primeiro motivo é bem lógico: com o maior número de flores, aumenta a concentração de pólen no ambiente.

Mas também os ácaros, outro fator fortemente desencadeador das alergias, se intensificam na mudança de estação.

Para o alergista Clóvis Galvão, médico do HC/USP, a melhor prevenção contra as alergias é limpar os ambientes internos com pano úmido, principalmente os quartos.

A remoção de sujeira com vassoura faz com que ácaros, pólen, e pêlos de animais fiquem suspensos no ar, fatores desencadeantes das crises. Os locais também devem ser bem arejados.

Já as roupas que ficaram guardadas por muito tempo no armário devem ser lavadas ou expostas ao sol.

Alergia ou resfriado?

Os sintomas mais comuns das alergias causadas por pólen e ácaros são coriza e congestão nasal, espirros contínuos e frequentes e falta de ar, além de irritação nos olhos.

A alergia pode ser confundida com resfriado de natureza viral - a diferença é que o resfriado apresenta queda do estado geral e febre, e sintomas de infecção. Nestes casos, a recomendação é procurar atendimento médico.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.