29/09/2020

Probióticos ajudam a controlar obesidade juvenil

Redação do Diário da Saúde
Probióticos ajudam a controlar obesidade juvenil
Com a ampliação do uso desses produtos, os cientistas tiveram que mudar o nome das bactérias dos produtos probióticos.[Imagem: ISAPP]

Probióticos contra obesidade

Probióticos podem ajudar crianças e adolescentes com obesidade a perder peso quando tomados junto com uma dieta com controle calórico.

Pesquisadores italianos descobriram que crianças obesas que foram colocadas em uma dieta com restrição calórica e receberam probióticos - Bifidobacterium breve BR03 e Bifidobacterium breve B632 - perderam mais peso e melhoraram a sensibilidade à insulina em comparação com crianças em dieta apenas.

Essas descobertas sugerem que os suplementos probióticos e uma dieta com controle calórico podem ajudar a controlar a obesidade na população mais jovem e reduzir os riscos futuros à saúde, como doenças cardíacas e diabetes.

As bifidobactérias são um grupo de bactérias probióticas que fazem parte do microbioma intestinal natural e ajudam na prevenção de infecções por outras bactérias, como E. coli, e na digestão de carboidratos e fibras alimentares.

Durante a digestão, elas liberam substâncias químicas chamadas ácidos graxos de cadeia curta, que desempenham um papel importante na saúde intestinal e no controle da fome. Uma baixa contagem de bifidobactérias pode prejudicar a digestão, afetar a ingestão de alimentos e o gasto de energia, levando ao ganho de peso corporal e à obesidade.

Comparação de probióticos

Estudos anteriores já haviam indicado que a suplementação de probióticos com Bifidobacteria poderia ajudar a restaurar a composição do microbioma intestinal. No entanto, os pesquisadores agora usaram misturas de diferentes cepas de probióticos, não se restringindo a medir os efeitos da administração de bifidobactérias isoladamente.

Os resultados sugerem que as crianças que tomaram probióticos tiveram uma redução na circunferência da cintura, do IMC, da resistência à insulina e da população de E.coli em seus intestinos. Esses efeitos benéficos demonstram o potencial dos probióticos no auxílio ao tratamento da obesidade em crianças e adolescentes, quando submetidos a restrições alimentares.

"Os suplementos probióticos são frequentemente administrados a pessoas sem dados de evidência adequados. Estes resultados começam a dar evidências da eficácia e segurança de duas cepas probióticas no tratamento da obesidade em uma população mais jovem," disse a professora Flavia Prodam, da Universidade de Piemonte (Itália).

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.