09/01/2020

Produtos comestíveis à base de maconha têm seus próprios riscos à saúde

Redação do Diário da Saúde
Produtos comestíveis à base de cannabis têm seus próprios riscos à saúde
A legalização da maconha está ajudando a diminuir o uso de opioides, medicamentos também sujeitos à dependência química e morte por sobredosagem.[Imagem: USFWS]

Produtos comestíveis de maconha

Com a recente onda de legalização de produtos à base de Cannabis sativa (maconha) em várias partes do mundo, os médicos e o público devem estar cientes dos novos riscos de produtos comestíveis à base da planta.

"Embora os produtos comestíveis sejam comumente vistos como uma alternativa mais segura e desejável à cannabis fumada ou com vapor, os médicos e o público devem estar cientes dos vários riscos relacionados ao uso de produtos comestíveis," escrevem os drs. Jasleen Grewal e Lawrence Loh, da Universidade de Toronto (Canadá), um dos países nos quais produtos comestíveis à base de maconha já são legalmente permitidos.

Os produtos comestíveis de cannabis levam em média quatro horas a mais para produzir efeitos visíveis em comparação com a cannabis inalada, o que pode aumentar o risco de consumo excessivo. Com efeitos que duram até 8 horas, os alimentos comestíveis também podem levar a um período mais longo de comprometimento em comparação com a cannabis inalada.

Acompanhamento

Embora as regulamentações de cada país tipicamente padronizem a apresentação das informações de dosagem, os dois especialistas alertam que "as respostas individuais a diferentes produtos podem variar e a sobredosagem ainda pode ocorrer, e indivíduos iniciantes no uso da maconha estão particularmente sujeitos a risco".

As crianças também correm um risco particular, uma vez que vários dos comestíveis à base de maconha que estão chegando ao mercado se parecem com doces e outros alimentos e bebidas apetitosos. Outros grupos vulneráveis incluem idosos e jovens. A propósito, os especialistas citam um recente relatório canadense que mostrou que os jovens acreditam que os produtos comestíveis de maconha têm efeitos positivos no sono, humor e ansiedade, o que na verdade é contrário ao que tem sido visto nas evidências em relação aos mais jovens.

"Os médicos devem questionar rotineiramente os pacientes que perguntam sobre cannabis sobre seu uso ou uso pretendido de produtos comestíveis de cannabis, para que possam aconselhá-los sobre segurança infantil, potencial para consumo excessivo acidental e efeitos retardados e potencial para interações com outras substâncias, como álcool, benzodiazepínicos, soníferos e opioides," alertam os autores.

Somente o monitoramento no nível da população e a avaliação dos efeitos dos produtos comestíveis legalizados garantirão que as regulamentações legais sejam mais capazes de proteger as pessoas dos riscos relacionados ao consumo de produtos comestíveis de maconha, finalizam os autores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.