06/08/2018

Propostos 28 novos nomes para cores

Redação do Diário da Saúde
Propostos 28 novos nomes para cores
Se a sugestão pegar, teremos 39 nomes para cores. [Imagem: Lu Yu et al. - 10.1007/s00138-017-0902-y]

Novos nomes de cores

Peça a alguém para descrever as cores de uma imagem e geralmente essa pessoa usará o tradicional sistema de onze nomes de cores mais conhecidos - preto, azul, marrom, cinza, verde, laranja, rosa, roxo, vermelho, branco e amarelo.

Mas uma equipe de cientistas chineses e europeus está propondo incorporar mais 28 termos, incluindo borgonha, salmão, lavanda, ameixa e fúcsia.

Esses novos descritores, defendem eles, oferecem melhores resultados quando se trata de classificar imagens, identificar pessoas e monitorar indivíduos visualmente.

Lu Yu e seus colegas da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) afirmam que haveria ganhos sobretudo com uma descrição muito melhor dos vários tons de cores.

Os 28 nomes de cores adicionais são turquesa, verde oliva, verde menta, bordô, lavanda, magenta, salmão, ciano, bege, rosa escuro, verde escuro, verde oliva, lilás, amarelo pálido, fúcsia, mostarda, ocre, azul petróleo, malva, roxo escuro, verde limão, verde claro, ameixa, azul claro, pêssego, violeta, castanho-avermelhado e marrom.

Visão de máquina

Para testar sua proposta, a equipe treinou um programa de reconhecimento de imagens com 250 fotos para cada uma das 39 cores (11 + 28), aplicando modelos estatísticos para estimar valores de probabilidade. Desta forma, o algoritmo aprendeu a diferenciar de forma automática e precisa cada cor; e a nova classificação foi aplicada com sucesso em diferentes experimentos.

Especificamente, o novo sistema de cores provou sua maior eficácia para identificar píxeis e criar máscaras em fotografias de carros, sapatos, vestidos e peças de cerâmica.

Os novos descritores também deram resultados melhores no rastreamento de rostos e formas de pessoas, mesmo quando as condições de iluminação não eram boas, a resolução era baixa ou havia borrões e oclusões devido ao movimento da pessoa.

Finalmente, os pesquisadores conduziram um experimento psicofísico com voluntários, que tinham que decidir se a cor e o nome que viam na tela do computador combinavam. As respostas confirmaram que, para melhor descrever as cores, eles preferiam o sistema de 11 + 28 nomes do que apenas os 11 nomes básicos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.