31/10/2018

Prótese biomimética imita estrutura dos ossos

Redação do Diário da Saúde
Prótese biomimética imita estrutura dos ossos
O osteossarcoma afetou quase 11 cm do osso, que foi substituído por uma prótese biomimética inovadora. [Imagem: NUST/MISIS]

Prótese híbrida biomimética

Uma prótese biomimética (que imita a estrutura óssea) e híbrida (feita de polietileno de ultra-alto peso molecular e liga de titânio) foi pela primeira vez implantada com sucesso em um animal de grande porte.

A expectativa é que a tecnologia dê um salto de qualidade nas próteses ósseas para seres humanos, sobretudo em cirurgias reconstrutivas após o câncer ósseo ou acidentes.

O protótipo experimental biomimético, similar em estrutura aos tecidos de um organismo vivo, foi implantado em um cão com osteossarcoma do fêmur.

Em apenas alguns dias, o animal voltou a andar e sua mobilidade será totalmente restaurada nos próximos meses, de acordo com as previsões da equipe da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia da Rússia.

Osteossarcoma

O osteossarcoma (ou sarcoma osteogênico) é um câncer de crescimento rápido, cujas células se originam do tecido ósseo, levando à sua destruição gradual e, consequentemente, à perda de mobilidade. O osteossarcoma é o tipo mais comum de tumor ósseo em humanos e animais.

O tratamento para a doença inclui um ciclo de quimioterapia e cirurgia para remover os tecidos afetados. Tecnologias avançadas já permitem a cirurgia de preservação de órgãos e, para dar apoio aos ossos afetados, os médicos geralmente inserem um implante de metal, cerâmica ou polímero. Apesar de que as próteses atuais permitem restaurar a mobilidade, elas são muito diferentes da estrutura do tecido ósseo, e isso pode levar a uma série de dificuldades significativas a médio e longo prazos.

"Nós realizamos com sucesso uma operação protética. O implante é durável, correspondendo ao peso do cão e ao tamanho do osso. Aqui, os resultados a longo prazo são mais importantes, para que o implante esteja acostumado e enraizado no osso. Nós podemos esperar progresso, mas leva tempo. Agora estamos observando o cão enquanto ele passa pela quimioterapia," disse Ilya Vilkovyskiy, coordenadora da equipe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.