01/03/2016

Prótese controlada pela mente move dedos individualmente

Redação do Diário da Saúde

Controle mental dos dedos

Médicos e engenheiros biomédicos apresentaram o que eles acreditam ser o primeiro esforço bem-sucedido para mexer os dedos individual e independentemente um do outro usando um braço artificial controlado pela mente.

O teste inicial representa um grande avanço nas tecnologias para restaurar a função da mão de forma precisa para pessoas que perderam os braços ou têm lesões por acidentes.

"Esta tecnologia vai além das próteses disponíveis, nas quais os dedos artificiais são movidos como uma unidade única para fazer um movimento de garra.

"Os eletrodos que usamos para medir a atividade cerebral neste estudo nos deram uma resolução de uma grande região do córtex melhor que qualquer coisa que já usamos antes e permitiu o mapeamento espacial mais preciso do cérebro. Esta precisão é o que nos permitiu separar o controle individual dos dedos," disse Guy Hotson, da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins (EUA).

Prótese controlada pela mente move dedos individuais
O braço biônico move os dedos individualmente seguindo as ondas cerebrais do voluntário.
[Imagem: Johns Hopkins Hospital]

Treinamento extensivo

O voluntário no qual o experimento foi realizado tem todos os membros, mas foi equipado com um dispositivo que usa um procedimento de mapeamento das ondas cerebrais para "passar por cima" do controle natural de seu próprio braço e mão.

"Acreditamos que esta seja a primeira vez que uma pessoa usa uma prótese controlada pela mente para executar imediatamente movimentos individuais dos dedos sem treinamento extensivo," disse o professor Nathan Crone.

O treinamento extensivo é um dos grandes entraves à adoção das próteses biônicas, já que nem todas as pessoas conseguem a mesma desenvoltura mesmo depois de semanas de treinamento.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.