15/01/2021

Próteses parecem mais leves graças à neurotecnologia

Redação do Diário da Saúde
Próteses parecem mais leves graças à neurotecnologia
Os dados dos sensores na sola do pé protético são levados diretamente aos nervos na perna.[Imagem: ETH Zurich]

Neurotecnologia

Pacientes que usam próteses de perna muitas vezes não ficam inteiramente satisfeitos mesmo com as próteses mais sofisticadas disponíveis hoje.

Uma razão importante para isso é que eles percebem o peso da prótese como muito alto, apesar do fato de que as pernas protéticas geralmente têm menos da metade do peso de um membro natural.

Pesquisadores suíços agora encontraram uma solução para isso: Eles descobriram que os pacientes podem passar a sentir um peso menor quando as próteses são conectadas ao sistema nervoso.

Essa conexão é feita por meio de eletrodos implantados na coxa, que são conectados aos nervos da perna. As informações dos sensores táteis sob a sola da prótese do pé, e dos sensores angulares na prótese eletrônica da articulação do joelho, são convertidas em pulsos de corrente e passadas para os nervos.

"Para enganar o cérebro de um amputado acima do joelho, fazendo-o acreditar que a perna protética é semelhante à sua própria perna, nós restauramos artificialmente o feedback sensorial perdido," explica a professora Stanisa Raspopovic, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH).

Outro ganho importante foi que o feedback sensorial gerado pelos eletrodos fez com que os pacientes alcançassem uma marcha mais rápida.

"O neurofeedback não só permite uma caminhada mais rápida e segura, como influencia positivamente a percepção do peso," diz Raspopovic. "Nossos resultados também sugerem que, fundamentalmente, isso pode levar a experiência dos pacientes com um dispositivo artificial para mais perto daquela com um membro natural."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.