05/10/2016

Químico em plásticos gera anormalidade genital em bebês

Redação do Diário da Saúde
Químico em plásticos geram anormalidade genital em bebês
A pesquisadora agora pretende descobrir quais são os efeitos dos ftalatos sobre as meninas recém-nascidas. [Imagem: Seattle Childrens Hospital]

Ftalatos na gravidez

A exposição de mulheres grávidas ao produto químico ftalato dietilhexil (DEHP na sigla em inglês) está diretamente ligada a anomalias nos órgãos reprodutores dos meninos recém-nascidos.

Esse dietil-ftalato é conhecido por causar perturbações endócrinas, mas seu efeito é particularmente grave no caso da exposição durante a gravidez.

"Este estudo mostrou uma ligação clara entre a exposição de uma mulher grávida ao desregulador endócrino DEHP e anomalias subsequentes nos órgãos reprodutivos do bebê. Descobrimos esta associação recolhendo amostras de urina das mulheres grávidas e testando-as para os ftalatos e então fazendo exames físicos nos recém-nascidos," conta a Dra. Sheela Sathyanarayana, do Instituto de Pesquisa Infantil de Seattle (EUA).

Hidrocele

"A anormalidade mais comum encontrada foi a hidrocele, uma condição na qual se acumula fluido no saco escrotal de um menino. Um menino recém-nascido tem mais que o dobro da probabilidade de desenvolver esta condição se sua mãe tiver altas concentrações de DEHP em sua urina.

"Embora os médicos e pesquisadores saibam que os desreguladores endócrinos interferem com os hormônios, tem sido difícil comprovar impactos claros à saúde. Agora, pela primeira vez, nós mostramos que, quanto maior a concentração de DEHP na urina da mãe, mais provável é que seu filho nasça com uma anomalia genital.

"Embora a hidrocele raramente seja um problema para os meninos que a apresentam, isso é importante porque é a primeira vez que conseguimos mostrar que a exposição a um produto químico do tipo desregulador endócrino pode resultar em alterações no sistema reprodutivo," disse a pesquisadora.

Ela acrescenta que focou apenas em bebês do sexo masculino porque as anomalias genitais são mais fáceis de identificar e registrar. Mais pesquisas são necessárias para entender como os desreguladores endócrinos podem estar afetando o desenvolvimento fetal das meninas.

Ftalatos

Estes produtos químicos, conhecidos genericamente como ftalatos, são comumente encontrados em produtos de higiene pessoal, como xampus, maquiagem e perfumes, e em objetos de plástico, como frascos, embalagens e outros.

A recomendação da pesquisadora é minimizar o uso de produtos de cuidados pessoais que possam conter o composto, usar embalagens de vidro, aço inoxidável, cerâmica ou madeira para armazenar alimentos - em vez de plástico - e não colocar comida no microondas em recipientes de plástico.

Também não se deve aquecer o leite do bebê ou alimentos em plásticos ou colocar líquidos quentes em produtos plásticos, como copinhos.

O estudo foi publicado na revista Environmental Research.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.