05/06/2014

Recomendação alimentar para diabetes pode estar errada

Com informações da BBC
Recomendação alimentar para pacientes diabéticos pode estar errada
Pacientes perderam mais peso e tiveram maior redução do nível de açúcar no sangue ao fazer apenas duas refeições por dia.[Imagem: BBC]

Comer apenas o café da manhã e o almoço pode ser uma forma mais efetiva de tratar a diabetes tipo 2 do que fazer pequenas refeições ao longo do dia.

A recomendação está sendo feita por pesquisadores do Instituto de Medicina Clínica e Experimental de Praga (República Tcheca).

A equipe comparou dois métodos de alimentação com dois grupos de 27 pessoas com diabetes.

Durante 12 semanas, o primeiro grupo fez duas refeições principais, mas comendo pela última vez no máximo até as 16 horas.

O segundo grupo alimentou-se com seis porções menores ao longo de todo o dia, como é frequentemente recomendado a pacientes com diabetes.

Em ambos os casos, todas as refeições do dia somavam 1.700 calorias.

Para eliminar quaisquer desvios, os grupos inverteram suas dietas durante outras 12 semanas.

Saciedade

Os resultados mostraram que, quando adotaram duas refeições grandes, os voluntários perderam mais peso e tiveram uma maior redução do nível de açúcar no sangue.

"Os pacientes com menos refeições tinham medo de passar fome de noite, mas eles sentiram menos fome porque os deixamos comer até ficarem satisfeitos," explicou a pesquisadora Hana Kahleova. "Mas, quando comiam seis vezes ao dia, eles não ficavam satisfeitos. Isso foi surpreendente."

Segundo os cientistas, estes resultados corroboram com "evidências anteriores" de que refeições em menor número e porções maiores trazem mais benefícios.

Mudar os hábitos alimentares pode ajudar não só pacientes diabéticos, defendem os autores do estudo, mas também qualquer pessoa que deseje perder peso.

Especialistas argumentam, contudo, que será necessário realizar estudos mais duradouros e com um número maior de participantes antes de mudar a indicação nutricional dada a pessoas com diabetes.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.