07/06/2016

Rede de Reabilitação visa facilitar inserção no mercado de trabalho

Com informações da Agência Saúde

Rede Intersetorial de Reabilitação Integral

Pessoas afastadas do trabalho por motivo de doenças ou acidentes, que possuam alguma deficiência ou ainda em situação de vulnerabilidade social, agora contam com uma Rede formada por servidores em vários órgãos públicos para facilitar o processo de inserção e re-inserção no mercado de trabalho.

A Rede Intersetorial de Reabilitação Integral integra e articula, de forma descentralizada, políticas de saúde, previdência social, trabalho, assistência social e educação.

O objetivo é encontrar soluções para os diferentes problemas enfrentados por pessoas com restrição de funcionalidade, por trabalhadores em reabilitação profissional e, em especial, por pessoas com deficiência.

Nos estados, Distrito Federal e municípios serão instituídos Comitês Locais, formados por representantes de órgãos que aderiram à Rede, na expectativa de promover impactos positivos nos resultados atingidos pelas políticas públicas envolvidas em âmbito local.

Perícia médica do INSS

De acordo com a Previdência Social, existem mais de 500 mil segurados em benefícios de longa duração, ou seja, que o processo dura mais de três anos. Boa parte desses poderiam retornar ao trabalho se houvesse a reabilitação integral e 42 mil/ano engrossam a fila de demanda reprimida junto ao INSS.

Com relação à perícia médica do INSS, 850 mil segurados aguardam atendimento, cujo tempo médio de espera em todo o Brasil é de 69 dias.

"Não estamos só preocupados em reabilitar física ou mentalmente o trabalhador, mas, principalmente, em unir forças do poder público para a promoção de ambientes saudáveis e reinserir esses trabalhadores no mercado", explicou Gilberto Pucca, diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.