08/01/2009

Religião dá autocontrole necessário ao atingimento de objetivos

Redação do Diário da Saúde
Religião dá autocontrole necessário ao atingimento de objetivos
[Imagem: Divulgação]

Autocontrole e sucesso na vida

O autocontrole é um elemento crítico para que uma pessoa seja bem-sucedida na vida. E uma nova pesquisa demonstrou que as pessoas religiosas têm mais autocontrole do que as pessoas que não professam nenhuma religião.

Foi o que descobriu a equipe do professor Michael McCullough, da Universidade de Miami (Estados Unidos).

Segundo os pesquisadores, a descoberta implica que as pessoas religiosas podem ter maior sucesso em atingir seus objetivos de longo prazo, tanto aqueles que são importantes para elas pessoalmente quanto aqueles que são importantes para seu grupo religioso.

Benefícios de ser religioso

A descoberta também pode ajudar a explicar porque as pessoas religiosas têm menores índices de abuso de substâncias químicas, melhor aproveitamento escolar, menores níveis de delinqüência, comportamentos mais saudáveis, menos depressão e maior longevidade.

Pesquisas científicas sobre a religião

No estudo, McCullough e seus colegas analisaram 8 décadas de pesquisas científicas sobre a religião, conduzidas em diversas amostras de pessoas ao redor do mundo. As pesquisas revisadas foram feitas em uma grande variedade de domínios do conhecimento no campo das ciências sociais e médicas, incluindo as neurociências, economia, psicologia e sociologia.

Eles descobriram evidências convincentes de que os comportamentos religiosos são capazes de encorajar as pessoas a exercitar o autocontrole e regular de forma mais eficaz suas emoções e seus comportamentos, o que abre caminho para que elas persigam objetivos mais valorosos para si mesmas.

Os resultados do estudo foram publicados no exemplar de Janeiro de 2009 da revista científica Psychological Bulletin.

Objetivos sagrados

Segundo os pesquisadores, os rituais religiosos, como a prece e a meditação, afetam as partes do cérebro humano que são essenciais ao autocontrole e ao domínio de si próprio. Quando as pessoas vêem seus objetivos como "sagrados" eles dedicam mais esforço e energia para atingir esses objetivos, o que torna mais provável que elas os atinjam.

Os estilos de vida religiosos também contribuem para o autocontrole fornecendo padrões claros de comportamento às pessoas, fazendo com que cada uma monitore seu próprio comportamento ao sentir que Deus as está monitorando.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.