21/09/2009

Relógio biológico não é a única rota para a influência da luz sobre a saúde

Redação do Diário da Saúde
Relógio biológico não é a única rota para a influência da luz sobre a saúde
Níveis moderados de luz vermelha impactam a falta de sono e o alerta noturno, um efeito que ocorre por uma outra rota neurológica que não o sistema circadiano. [Imagem: National Institute of General Medical Sciences]

Influência da luz sobre o sono

O ritmo circadiano natural do organismo não é o único elemento envolvido na falta de sono noturna. Luzes vermelhas e azuis podem produzir o mesmo resultado, de acordo com uma pesquisa que acaba de ser publicada no jornal médico BMC Neuroscience.

A brasileira Mariana Figueiro trabalhou com uma equipe do Instituto Politécnico Rensselaer (EUA) para estudar os efeitos das diferentes condições de iluminação sobre o sono e a falta dele.

"Hoje já é bem aceito que o sistema circadiano - o relógio biológico interno do corpo humano - tem sua máxima sensibilidade em relação à luz com baixos comprimentos de onda (azul) e é basicamente insensível aos grandes comprimentos de onda (azul). Nós agora demonstramos que níveis moderados de luz vermelha impactam a falta de sono, um efeito que então deve ocorrer por uma outra rota neurológica que não o sistema circadiano," explica Mariana.

Ritmo circadiano

O ritmo circadiano é um ciclo de aproximadamente 24 horas que marca vários processos biológicos, como a temperatura corporal, a síntese da melanina e o comportamento de dormir e acordar. Esses processos repetem-se a cada 24 horas e são fortemente sincronizados com o ciclo de luz-escuridão do ambiente.

Luzes fortes aumentam o estado de alerta durante a noite, mas nunca ficou completamente claro se esse alerta induzido pela luz pode se dar por outras rotas neuronais que não aquelas envolvidas com o sistema circadiano.

Falta de sono à noite

"Há evidências convincentes de que a estimulação do sistema circadiano pela luz aumenta o estado de alerta à noite, mas nossos resultados sugerem que este efeito é mediado não apenas pelo sistema circadiano, mas também através de outros mecanismos," diz Mariana.

O impacto das diversas cores da luz sobre a saúde humana é um campo emergente de pesquisas que tem envolvido desde estudos sobre o bem-estar e a qualidade do sono, até aplicações específicas da luz como radiação para aquecer nanopartículas e destruir células cancerosas.

Os cientistas planejam prosseguir suas pesquisas para tentar descobrir quais são essas novas rotas neurológicas que nos tornam sensíveis às diversas cores da luz.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.