17/10/2016

Um remédio simples e gostoso contra vergonha e arrependimento

Redação do Diário da Saúde
Há um remédio simples e gostoso contra vergonha e arrependimento
O poder de um pedido de desculpas é enorme e dá resultados, ainda que seja comum a confusão entre perdão e punição.[Imagem: Wikimedia/Joxemai]

Vergonha e culpa

Você já se sentiu envergonhado ou culpado?

Pois saiba que beber um copo de água fria ou chá gelado pode reduzir essas emoções tão desconfortáveis. Ou seja, a expressão "Fique frio" tem bases mais concretas do que se imagina.

Estudos anteriores já haviam revelado uma correlação entre estados mentais e estados físicos nos seres humanos: Um sentimento de rejeição, por exemplo, pode gerar a sensação de frio. Ou um "peso de consciência" pode gerar uma sensação real de peso.

A equipe do professor Jeff Rotman, da Universidade Ocidental (Canadá), se propôs a confirmar isto e buscar relações entre outras emoções desagradáveis - como o pesar ou arrependimento - e respostas físicas no corpo.

Arrependimento

Em um dos experimentos, os participantes precisavam se lembrar de uma situação em que lamentavam algo que tinham feito - uma emoção conhecida como "arrependimento por uma ação", escolhendo entre alternativas que incluíam coisas como ter enviado um texto com raiva. Outro grupo de participantes devia se recordar de algo de que se arrependeram por não fazer ("arrependimento por inação") escolhendo entre opções que incluíam coisas como não ter se esforçado para cursar uma universidade.

Em seguida, os participantes de ambos os grupos responderam a perguntas sobre os tipos de emoções que estavam sentindo depois de recordar os seus arrependimentos.

"O arrependimento pela ação levou a um aumento de sentimentos autoconscientes de vergonha, embaraço, culpa e remorso," resume o professor Rotman. "Essas emoções têm sido associadas ao rubor, que está associado a sentimentos de calor."

Emoções e sensações de frio e calor

A equipe então ofereceu aos participantes diferentes bebidas quentes e frias, como chocolate quente ou café, sorvete ou suco gelado.

As pessoas que estavam sentindo vergonha e embaraço foram mais propensas a escolher as bebidas frias, confirmando a ligação entre sentimento e resposta fisiológica.

"Isso fornece evidências de que emoções e a temperatura corporal andam de mãos dadas, e potencialmente nós podemos usar esta informação para controlar as emoções," sugere Rotman. "Se você está sentindo arrependimento ou vergonha, você estará mais propenso a querer um copo de água fria, o que poderia ajudá-lo a sentir um pouco menos vergonha. Se você estiver em um ambiente quente e fizer algo de que se arrependa, você poderá se sentir pior do que se estivesse em um ambiente mais frio."

Em termos práticos, segundo os pesquisadores, bebidas quentes ou frias, e ar-condicionado ou um passeio ao Sol, dependendo das circunstâncias, podem ajudar a lidar com as emoções desagradáveis.

Os resultados foram publicados no Journal of Consumer Psychology.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.