03/02/2020

Resumo mostra tudo o que você precisa saber sobre novo coronavírus

Com informações da PAHO
Resumo sobre o 2019-nCoV

Com a multiplicação de notícias sobre o novo coronavírus surgido na China, pode ser difícil identificar o que realmente é novidade e o que é importante. Este resumo foi feito para ajudá-lo nessa tarefa, listando tudo o que é importante saber até o momento.

Vírus de Wuhan, ou coronavírus 2019-nCoV

  • Em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus (2019-nCoV) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
  • Os coronavírus são a segunda principal causa do resfriado comum (após rinovírus) e, até as últimas décadas, raramente causavam doenças mais graves em humanos do que o resfriado comum.
  • Além do recém-descoberto 2019-nCoV, há sete coronavírus humanos (HCoVs) conhecidos, entre eles o SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave) e o MERS-COV (síndrome respiratória do Oriente Médio).
  • Casos de doenças causadas pelo novo coronavírus foram notificados pela primeira vez em 31 de dezembro de 2019, na China. Atualmente, 24 países já confirmaram casos - a maioria deles na China. No Brasil ainda não há casos confirmados.
  • As medidas de proteção são as mesmas utilizadas para prevenir doenças respiratórias, como: se uma pessoa tiver febre, tosse e dificuldade de respirar, deve procurar atendimento médico assim que possível e compartilhar o histórico de viagens com o profissional de saúde; lavar as mãos com água e sabão ou com desinfetantes para mãos à base de álcool; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um tecido - em seguida, jogar fora o tecido e higienize as mãos.

Surgimento do vírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, em 31 de dezembro de 2019. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. O vírus foi caracterizado em 7 de janeiro de 2020.

Os coronavírus estão por toda parte, sendo a segunda principal causa de resfriado comum (após os rinovírus) e, até as últimas décadas, raramente causavam doenças mais graves em humanos do que o resfriado comum.

Ao todo, sete coronavírus humanos (HCoVs) já foram identificados: HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63, HCoV-HKU1, SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave), MERS-COV (síndrome respiratória do Oriente Médio) e o, mais recente, novo coronavírus (que foi temporariamente nomeado 2019-nCoV).

Em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus (2019-nCoV) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A ESPII é definida como "um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e imediata". Essa decisão aprimora a coordenação, a cooperação e a solidariedade global para interromper a propagação do vírus.

É a sexta vez na história que uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional é declarada. As outras foram:

  • 25 de abril de 2009 - pandemia de H1N1
  • 5 de maio de 2014 - disseminação internacional de poliovírus
  • 8 agosto de 2014 - surto de Ebola na África Ocidental
  • 1 de fevereiro de 2016 - vírus zika e aumento de casos de microcefalia e outras malformações congênitas
  • 18 maio de 2018 - surto de ebola na República Democrática do Congo

Perguntas e respostas sobre o coronavírus

Quais são os sintomas de alguém infectado com o coronavírus?
Depende do vírus, mas há sintomas comuns como febre, tosse e dificuldade de respirar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

Os coronavírus podem ser transmitidos de pessoa para pessoa?
Sim, alguns coronavírus podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, geralmente após contato próximo com um paciente infectado, por exemplo, em casa, no local de trabalho ou em um centro de saúde.

Existe uma vacina para um novo coronavírus?
Existe uma vacina para um novo coronavírus?Quando uma doença é nova, não há vacina até que uma seja desenvolvida. Pode levar alguns anos para que uma nova vacina seja desenvolvida.

Existe um tratamento para um novo coronavírus?
Não existe tratamento específico para a doença causada por um novo coronavírus, mas muitos dos sintomas podem ser tratados. As opções terapêuticas dependem do estado clínico de cada paciente. O tratamento dos sintomas nas pessoas infectadas pode ser muito eficaz.

O que posso fazer para me proteger?
As recomendações para reduzir a exposição a uma série de infecções e para não transmiti-las são:

  • Lave as mãos com água e sabão ou com desinfetantes para mãos à base de álcool;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um tecido - jogue fora o tecido imediatamente e higienize as mãos;
  • Se tiver febre, tosse e dificuldade de respirar, procure atendimento médico assim que possível e compartilhe seu histórico de viagens com o profissional de saúde;
  • Evite contato próximo sem proteção adequada com qualquer pessoa com sintomas semelhantes aos da gripe ou resfriado.
  • Cozinhe bem a comida, especialmente carne e ovos.
  • Se visitar mercados de animais vivos em áreas onde foram notificados casos do novo coronavírus, evite o contato direto sem proteção adequada com animais vivos e com superfícies em contato com esses animais;
  • Evite o consumo de produtos de origem animal crus ou mal cozidos. Carne crua, leite ou órgãos de animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, conforme as boas práticas de segurança alimentar.

Os seres humanos podem ser infectados por outros coronavírus de origem animal?
Uma série de investigações descobriram que o SARS-CoV foi transmitido de civetas para humanos na China em 2002 e o MERS-CoV de camelos dromedários para humanos na Arábia Saudita em 2012. Embora o 2019-nCoV pareça ter evoluído em cobras, ainda não se sabe a partir de qual animal ele atingiu os humanos. Na verdade, vários coronavírus conhecidos que ainda não infectaram humanos estão circulando em animais. À medida que a vigilância melhora no mundo, é provável que mais coronavíru sejam identificados.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.