15/05/2018

Robô faz furo no crânio para salvar vidas

Redação do Diário da Saúde
Robô faz furo no crânio para salvar vidas
Os robôs já têm lugar garantido nas salas de cirurgia do futuro. [Imagem: Bart van Overbeeke/Eindhoven University of Technology]

Robô cirúrgico

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Holanda) desenvolveram um robô cirúrgico que faz um buraco no crânio com grande precisão, algo que hoje toma várias horas do trabalho de um cirurgião.

Com precisão abaixo de um milímetro, o robô faz uma cavidade no formato e na dimensão desejada de forma automática e com segurança.

Todos os anos, mais de 100.000 pacientes em todo o mundo precisem ter a base do crânio perfurada para tratar uma infecção ou câncer ou para colocar um implante coclear - um implante auditivo. Esta é uma tarefa delicada porque, pelo caminho, há várias estruturas que não devem sequer ser tocadas, como o nervo facial e do paladar, o ouvido interno e o órgão do equilíbrio. Além disso, ossos e sangue atrapalham a visão durante o procedimento, exigindo extrema concentração e horas a fio de trabalho do cirurgião, em posturas geralmente desconfortáveis.

O robô, chamado RoBoSculpt, automatiza a tarefa, seguindo instruções precisas passadas pelo cirurgião com base em imagens de tomografia computadorizada do crânio do paciente. O robô é, na verdade, um braço robótico muito avançado, que recebe uma ferramenta de perfuração cirúrgica padrão.

"Este é um passo importante rumo à sala de cirurgia do futuro. O RoBoSculpt é uma ótima colaboração entre o cirurgião e a máquina; eles realmente se complementam para alcançar os melhores resultados para o paciente," disse seu criador, Jordan Bos.

Agora começarão os primeiros testes para validação da segurança do robô cirúrgico. Espera-se que ele realize sua primeira cirurgia de verdade dentro de cinco anos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.