03/04/2009

Semana de Parkinson começa neste sábado

Bruno Sgambato

Exercícios para portadores de Parkinson

A Secretaria da Saúde, em parceria com o Departamento de Saúde e Boehringer Ingelheim do Brasil, promove no período de 4 a 11 de abril a "Semana Municipal de Parkinson" em Campinas (SP).

O evento contará com uma vasta programação, que incluiu desde palestras até exercícios físicos para os portadores de Parkinson. Durante os eventos, haverá distribuição de cartilhas com orientações sobre os tipos de exercícios para os parkinsonianos, alimentação adequada e fala deglutição.

Programação

A semana começa com uma caminhada no Taquaral, no sábado, dia 4 de abril, às 9 horas e contará com a participação de parkinsonianos que se concentrarão em frente a entrada principal do parque.

Na segunda-feira, dia 6 de abril, acontece a abertura oficial da semana, às 14 horas, com a participação dos membros da Associação Campineira Parkinson. No mesmo dia serão realizadas três palestras sobre o tema. O mesmo acontece na quarta-feira, dia 8.

No sábado, dia 11 de abril, às 7 horas, dois ônibus sairão da Prefeitura Municipal de Campinas com destino ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para um final de semana cultural que engloba diversas atividades para que os integrantes da Associação Brasil Parkinson possam mostrar e divulgar seus trabalhos, além de disponibilizar médicos da ABN para tirar dúvidas de pacientes e cuidadores.

Padrinho Paulo José

Uma coletiva para imprensa com o ator Paulo José, portador da doença de Parkinson há 15 anos, será realizada na quinta-feira, dia 9 de abril, às 11 horas, na sede a Associação Brasileira de Parkinson (ABP). A ABP fica na Avenida Bosque da Saúde, 1155, no bairro Saúde, em São Paulo. A estimativa é de que cerca de 300 pessoas, incluindo a imprensa de Campinas, participem do evento. Os convidados serão recepcionados por jovens da ONG Ato Cidadão.

Eles receberão um material com informações sobre os realizadores do evento, sobre a doença e tratamentos e a biografia do Paulo José, entre outros assuntos. Além disso, os convidados assistirão a uma prévia de um monólogo com o ator, contando sua história desde que descobriu que tinha Parkinson até os dias de hoje.

O que é Mal de Parkinson?

Presente, em sua grande maioria, nas pessoas com mais de 50 anos, o mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva, sem causa conhecida. A doença pode ocorrer tanto em homens como em mulheres comprometendo a postura, os músculos fazendo com que a pessoa perca o total controle sobre alguns movimentos.

A anomalia principal consiste numa perda de neurônios de uma área específica do cérebro, que causa a diminuição de uma substância chamada dopamina, alterando os movimentos chamados extrapiramidais (não voluntários).

Perceber que está com Parkinson logo de início é algo bem difícil. O diagnóstico é possível através de um acompanhamento médico, preferencialmente neurologista. O diagnóstico à medida que o tempo passa se torna mais fácil.

O tratamento pode ser feito através de medicamentos, fisioterapia, psicoterapia e, em alguns casos, cirurgia.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.