20/10/2015

Sequenciador de DNA portátil do tamanho de um pendrive

Redação do Diário da Saúde

Mini-sequenciador genético

Depois de alguns anos de promessas, o sequenciador de DNA que pode ser plugado em uma porta USB está finalmente prestes a chegar ao mercado.

Batizado de MinION, o sequenciador portátil é fruto de anos de desenvolvimento por uma equipe da Universidade de Oxford (Reino Unido), que criou a empresa Oxford Nanopore para comercializar a tecnologia.

Protótipos do aparelho foram distribuídos para centenas de laboratórios ao redor do mundo para avaliação.

Agora, uma equipe internacional coordenada pelo Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) deu o aval final atestando que os resultados do MinION são confiáveis.

Nanoporo

Sequenciador de DNA portátil
O sequenciador de DNA portátil funciona plugado à porta USB de um computador e dá o resultado em cerca de 20 minutos.
[Imagem: Oxford Nanopore/Divulgação]

O aparelho funciona com uma tecnologia inovadora e promissora para o futuro - mediante novos desenvolvimentos - chamada nanoporo, um buraco finíssimo por onde a molécula de DNA "escorrega".

Conforme desliza, a molécula de DNA altera a corrente elétrica que flui pelo material onde foi escavado esse nanoporo. As alterações na corrente elétrica permitem então deduzir quais são as bases que estão passando a cada momento.

O aparelho ainda não é capaz de sequenciar genomas humanos, mas pode fazer a diferença na identificação de doenças transmitidas por bactérias e outros patógenos, cujas moléculas de DNA são menores e adequadas ao sequenciamento com a tecnologia de nanoporos.

Democratização

"O dispositivo funciona bem agora, particularmente para genomas virais e bacterianos, de forma que você pode enviá-lo a qualquer lugar e saber que terá o mesmo resultado. Nós estamos vislumbrando uma democratização do sequenciamento genético em um futuro não muito distante," disse Mark Akeson, um dos inventores do aparelho.

A empresa ainda não anunciou o preço do sequenciador genético portátil e nem quando as primeiras unidades começarão a ser comercializadas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.