19/03/2019

Ser gentil consigo mesmo tem benefícios mentais e físicos

Redação do Diário da Saúde
Ser gentil consigo mesmo tem benefícios mentais e físicos
A compaixão deve começar consigo mesmo, e não apenas com os outros. Felizmente, o treinamento em compaixão funciona de fato.[Imagem: Thinkstock/kuarmungadd]

Autocompaixão

Participar de exercícios de autocompaixão acalma a frequência cardíaca ao desligar as respostas corporais de reação a ameaças.

Estudos anteriores já haviam mostrado que a prontidão ante ameaças - reais ou imaginárias - danifica o sistema imunológico. Por isso pesquisadores das universidades de Exeter e Oxford (Reino Unido) queriam confirmar que a capacidade de desativar essa resposta poderia diminuir o risco de doenças.

Eles fizeram isso induzindo nos voluntários sentimentos de autocompaixão ou sentimentos de crítica, e então mediram as diferenças.

A equipe convocou 135 estudantes saudáveis e os dividiram em cinco grupos. Os membros de cada grupo ouviram um conjunto diferente de instruções. A equipe fez medições físicas da frequência cardíaca, da resposta ao estresse pelo suor e pediu aos participantes que relatassem como estavam se sentindo. As perguntas incluíam a segurança que sentiam, a probabilidade de serem gentis consigo mesmas e o grau de conexão que sentiam com os outros.

Benefícios da bondade consigo mesmo

Os dois grupos cujas instruções os encorajaram a serem bondosos consigo mesmos não apenas relataram sentir mais compaixão e conexão com os outros, como também mostraram uma resposta corporal consistente com sentimentos de relaxamento e segurança. Seus batimentos cardíacos caíram e aumentou a variação no tempo entre os batimentos cardíacos - um sinal saudável de um coração que pode responder de forma flexível às situações. Eles também mostraram menor resposta ao estresse pelo suor.

Enquanto isso, instruções que induziram uma voz interior crítica levaram a um aumento da frequência cardíaca e a uma maior resposta do suor - consistente com sentimentos de ameaça e ansiedade.

"Estes resultados sugerem que ser gentil consigo mesmo desliga a resposta da ameaça e coloca o corpo em um estado de segurança e relaxamento que é importante para a regeneração e a cura," disse o professor Hans Kirschner, que coordenou a pesquisa.

"Nosso estudo está nos ajudando a entender o mecanismo de como ser gentil consigo mesmo quando as coisas dão errado pode ser benéfico em tratamentos psicológicos. Ao desligar nossa resposta a ameaças, reforçamos nosso sistema imunológico e damos a nós mesmos a melhor chance de cura. Esperamos que pesquisas futuras possam usar nosso método para investigar isso em pessoas com problemas de saúde mental, como depressão recorrente," disse a pesquisadora Anke Karl.

O estudo foi publicado na revista Clinical Psychological Science.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.