22/09/2014

Seres humanos têm população de vírus que não causam doenças

Redação do Diário da Saúde
Seres humanos têm população de vírus que não causam doenças
O vírus da herpes 6 é apenas um dos vírus encontrados vivendo no corpo de pessoas saudáveis, aparentemente sem causar nenhum mal.[Imagem: Wikimedia]

Vírus amigos?

Todos sabem que cada ser humano possui uma população de bactérias benéficas, incluindo algumas capazes de sintetizar medicamentos.

A surpresa é que nós também temos uma população de vírus que, embora ainda não se saiba se desempenham algum benefício, convivem bem conosco, sem causar as doenças que normalmente geram.

Em outras palavras, os mesmos vírus que nos fazem adoecer em algumas circunstâncias, podem residir no corpo humano sem provocar um espirro, tosse ou qualquer outro sintoma.

A conclusão é de um estudo que realizou a primeira análise abrangente para documentar a diversidade de vírus presentes em pessoas saudáveis.

Os resultados mostram que, em média, pessoas saudáveis carregam cerca de cinco tipos de vírus em seus corpos - sem que eles lhes façam nenhum mal.

Flora viral humana

"A maioria das pessoas está familiarizada com a ideia de que existe uma flora bacteriana normal no corpo", comenta Gregory Storch, da Universidade de Washington em St. Louis, um dos autores do estudo.

"Muitas pessoas vinham-se perguntando se existiria também uma flora viral, e nós não tínhamos uma resposta clara. Mas agora sabemos que existe uma flora viral normal, e ela é rica e complexa," acrescentou.

Pelo menos um vírus foi detectado em 92% das pessoas da amostra - 102 adultos jovens saudáveis com idades entre 18 e 40 anos.

Mas alguns indivíduos têm uma flora viral mais rica, abrigando de 10 a 15 vírus.

"Ficamos impressionados com o número de vírus que encontramos", disse a professora Kristine Wylie. "Nós coletamos amostras de apenas cinco locais do corpo de cada pessoa, e acreditamos que veríamos muitos mais vírus se tivéssemos amostrado todo o corpo."

A equipe sequenciou o DNA dos vírus encontrados e descobriu que cada um tinha uma impressão digital viral distinta e que alguns deles estabeleceram infecções estáveis de baixo nível, assintomáticas.

Efeito positivo ou negativo?

Os pesquisadores afirmam não saber ainda se esses vírus têm um efeito positivo ou negativo sobre a saúde em geral, mas especulam que, em alguns casos, eles podem manter o sistema imunológico preparado para responder a agentes patogênicos perigosos, embora vírus remanescentes aumentem o risco de doenças.

Contudo, vários vírus foram encontrados nas secreções corporais, onde a presença de um vírus é um indicador de uma infeção ativa - que não existia nos voluntários.

Vírus dormentes ou remanescentes de doenças anteriores normalmente se escondem nas células, e não em fluidos corporais, como a saliva ou secreções nasais, disse Wylie.

Segundo ela, a descoberta abre uma nova linha de pesquisas - agora os cientistas vão ter que descobrir o que faz com que um vírus cause uma doença, enquanto outro idêntico permanece no corpo sem causar nenhum dano.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.