06/06/2022

Seu fígado tem apenas três anos de idade

Redação do Diário da Saúde
Seu fígado tem apenas três anos de idade
A maioria das células do fígado humano tem apenas duas cópias de DNA, como a célula indicada pela seta branca, mas algumas têm mais (setas amarelas). Esses diferentes tipos de células se renovam de maneira diferente.[Imagem: Paula Heinke]

Rejuvenescimento do fígado

O fígado é um órgão essencial, cuidando da limpeza das toxinas em nossos corpos. Por lidar constantemente com substâncias tóxicas, ele sofre danos regularmente.

Para superar isso, o fígado tem uma capacidade única entre os órgãos de se regenerar. Como grande parte da capacidade do corpo de se curar e se regenerar diminui à medida que envelhecemos, os cientistas se perguntavam se a capacidade de renovação do fígado também diminuiria com a idade.

Além disso, a natureza da renovação do fígado humano também permanece um mistério, com os modelos animais fornecendo respostas contraditórias.

"Alguns estudos apontaram para a possibilidade de que as células do fígado tenham vida longa, enquanto outros mostraram uma renovação constante. Ficou claro para nós que, se quisermos saber o que acontece em humanos, precisamos encontrar uma maneira de avaliar diretamente a idade das células do fígado humano," detalhou o Dr. Olaf Bergmann, da Universidade de Tecnologia de Dresden (Alemanha).

O fígado é sempre um órgão jovem

Para desvendar todos esses mistérios, o Dr. Bergmann reuniu uma equipe interdisciplinar de biólogos, físicos, matemáticos e clínicos para analisar os fígados de vários indivíduos que morreram com idades entre 20 e 84 anos.

Surpreendentemente, a equipe descobriu que as células do fígado de todos os indivíduos tinham mais ou menos a mesma idade - e nunca passam da "infância".

"Não importa se você tenha 20 ou 84 anos, seu fígado permanece, em média, com pouco menos de três anos," explicou o Dr. Bergmann. No entanto, nem todas as células do nosso fígado são tão jovens: Uma fração delas pode viver até 10 anos, antes de se renovar.

Os resultados mostram que o ajuste da massa hepática às necessidades do organismo é rigidamente regulado por meio da constante reposição de células hepáticas, e que esse processo é mantido mesmo em pessoas mais velhas.

Essa substituição contínua de células hepáticas é importante para vários aspectos da regeneração hepática e, quando falha, pode resultar na formação de câncer.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.