01/02/2019

Seu rosto pode assumir 16.384 feições para demonstrar emoções

Redação do Diário da Saúde

Feições para demonstrar emoções

Os seres humanos podem mudar as feições dos seus rostos em milhares e milhares de maneiras para transmitir diferentes emoções.

Contudo, apenas 35 dessas expressões parecem ser universais, não variando entre diferentes culturas.

Embora nossos rostos sejam capazes de transmitir uma multidão de emoções - da raiva e da tristeza até a alegria desenfreada - o número de maneiras pelas quais nossas faces podem transmitir diferentes emoções varia.

O nojo, por exemplo, precisa de apenas uma expressão facial para ser reconhecido por pessoas em todo o mundo. A felicidade, por outro lado, tem 17 expressões diferentes, mostrando as muitas formas de alegria, satisfação e contentamento.

As diferenças em como nossos rostos transmitem felicidade podem ser tão simples quanto o tamanho dos nossos sorrisos ou as rugas próximas aos nossos olhos.

"Foi maravilhoso descobrir isto porque fala da natureza complexa da felicidade," afirmou Aleix Martinez, professor da Universidade do Estado de Ohio (EUA).

O estudo também descobriu que os humanos usam três expressões para transmitir medo, quatro para transmitir surpresa e cinco para transmitir tristeza e raiva.

Sentimentos humanos

Os estudiosos têm debatido há eras como classificar a emoção humana. Um antigo texto chinês - datado de 213 A.C. - descreve sete sentimentos humanos: alegria, raiva, tristeza, medo, amor, gostar e desgostar.

Martinez e seu colega Ramprakash Srinivasan achavam que o ser humano seria capaz de expressar mais do que apenas sete ou oito emoções. "Pensar que os seres humanos são capazes apenas de oito emoções é um absurdo," disse ele. "Somos criaturas complexas. E as diferentes formas de alegria? Nós vivenciamos o mundo em um nível muito mais profundo do que apenas oito emoções".

A dupla então se propôs a identificar as configurações faciais que transmitem emoção entre as culturas.

Eles pegaram 7,2 milhões de imagens que encontraram na internet em suas buscas pelas diversas emoções e as classificaram em categorias, procurando aquelas que expressavam a mesma emoção entre diferentes culturas.

Com base em algoritmos de computador, eles descobriram que o rosto humano é capaz de se configurar em 16.384 maneiras únicas, combinando diferentes músculos de diferentes maneiras.

Contudo, quando se trata de emoções, os resultados mostraram que emoções universais - reconhecidas em todas as culturas - são apenas 35.

Como o número de expressões universais foi muito menor do que os dois psicólogos esperavam, eles se perguntaram se a maioria das expressões de emoção não seria específica de cada cultura.

O resultado surpreendeu ainda mais: A análise do mesmo conjunto de dados de 7,2 milhões de imagens mostrou que existem apenas oito expressões que são usadas em mais do que uma cultura.

Ou seja, mesmo com os ganhos de conhecimento científico desde então e as ferramentas da internet permitindo pesquisar rostos no mundo todo sem precisar sair do lugar, parece que o antigo texto chinês tinha razão.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.