09/03/2021

Silicone pode ser substituído por preenchedor ativo, que faz tecido se renovar

Redação do Diário da Saúde
Silicone pode ser substituído por preenchedor ativo, que faz tecido se renovar
O preenchimento de tecido regenerativo para cirurgia conservadora da mama e outras já foi testado em animais grandes, prévio aos testes em humanos. [Imagem: Sherry Harbin/Purdue University]

Preenchedor biologicamente ativo

Uma nova tecnologia pode ajudar a melhorar os resultados da restauração de tecidos para pessoas com câncer de mama e outras doenças ou lesões traumáticas.

A equipe do professor Theodore Puls, da Universidade Purdue (EUA), sintetizou um colágeno conformador que funciona como um preenchedor regenerativo de tecidos que é "ativo", ao contrário dos tradicionais preenchedores de silicone.

Quando aplicado como preenchimento para defeitos e lacunas de tecidos vivos, ele se mostrou promissor para acelerar e melhorar os resultados da restauração dos tecidos.

"Isso ajudaria a manter a qualidade de vida e o bem-estar emocional de milhões de sobreviventes do câncer de mama a cada ano em todo o mundo," disse a professora Sherry Harbin.

Quando aplicado às lacunas do tecido mamário, como aquelas associadas à cirurgia conservadora da mama, o preenchimento de tecido regenerativo restaurou a forma e a consistência da mama e deu sustentação à formação de novo tecido mamário ao longo do tempo, incluindo glândulas mamárias, ductos e tecido adiposo.

O preenchimento também ajudou a evitar a contração da ferida e a formação de cicatrizes, que podem ser dolorosas para as pacientes e contribuir para deformidades mamárias.

"Essa abordagem também pode beneficiar outras populações de pacientes que precisam de restauração ou reconstrução de tecidos moles, incluindo crianças com defeitos congênitos, indivíduos com úlceras de pele de cura difícil, indivíduos que sofrem de lesões traumáticas e pacientes com câncer que requerem ressecção de tumores em outros tecidos além do peito," disse Harbin.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.