17/01/2011

Cardiologistas descobrem novo sinal de alerta de ataque cardíaco

Redação do Diário da Saúde

Fragmento de proteína

Cardiologistas da Universidade de Connecticut (EUA) identificaram um fragmento de proteína que, quando detectado no sangue, pode ser um preditor de um ataque cardíaco.

A pesquisa, liderada pelo Dr. Bruce Liang, foi publicada no exemplar de 11 de janeiro do Journal of the American College of Cardiology.

Os cientistas descobriram que pacientes que sofreram ataques cardíacos tinham no sangue níveis elevados do fragmento de proteína conhecido como Caspase-3 p17.

Biomarcador de ataque cardíaco

"Nós descobrimos um novo biomarcador de ataque cardíaco e mostramos que a apoptose, ou um determinado tipo de morte celular, é a causa de danos ao músculo cardíaco," explica o Dr. Liang.

"A capacidade de detectar a iminência de um ataque do coração com um simples exame de sangue, e desenvolver novas terapias para bloquear a apoptose, pode permitir obter um avanço nos tratamentos e na preservação do músculo do coração e da função cardíaca," afirma o pesquisador.

Diagnóstico de ataque do coração

Os cientistas afirmam em seu artigo que a descoberta representa uma nova maneira de diagnosticar ataques cardíacos, abrindo o caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos.

Serão necessárias novas pesquisas de campo com um número maior de pacientes, incluindo pessoas que ainda não tiveram ataques cardíacos, para que a descoberta possa transformar-se em um exame preventivo de ataques do coração.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.