26/01/2016

Site vai informar resultados da pesquisa sobre fosfoetanolamina

Com informações do MCTI

Primeiros passos

Os primeiros resultados dos testes com a fosfoetanolamina (FOS), a chamada "pílula do câncer", foram apresentados ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera.

Os testes com a fosfoetanolamina estão sendo conduzidos pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lassbio).

No final do ano passado, o Ministério destinou R$ 10 milhões para pesquisar cientificamente a pílula contra o câncer.

Nesta primeira etapa, a equipe se concentrou no processo de fabricação e purificação da substância.

Os especialistas do Lassbio experimentaram a substância cedida pela Universidade de São Paulo (USP), além de seguir os passos de desenvolvimento da fosfoetanolamina com base na patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpe) e de sintetizar a substância pura.

Site sobre fosfoetanolamina

Com esses elementos, em breve se inicia a fase de testes clínicos em células cancerígenas e em animais, a ser conduzida pelo Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP) e pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM/UFC). Esta etapa servirá para avaliar uma possível toxicidade da fosfoetanolamina para o uso humano.

"Vamos trabalhar com a análise dessas substâncias pelo CIEnP e pelo NPDM e vamos trabalhar com a parte de análise de células, usando células humanas e também animais de laboratório. Isso está dentro da nossa expectativa, de no prazo mais curto possível ter a resposta de que tenhamos, ao menos, a segurança de que ela não é tóxica para o uso humano", explicou Celso Pansera.

Para que a população possa acompanhar o andamento dos trabalho e os resultados, o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou um site que será atualizado sempre que houveram notícias oficiais a respeito.

As informações poderão ser acessadas no endereço www.mcti.gov.br/fosfoetanolamina.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.