02/09/2015

Sons aumentam sensação de segurança em locais públicos

Redação do Diário da Saúde

Racionalmente falando, a maioria das pessoas sabe que crimes violentos são aleatórios e raros.

Mas isso não as livra da desagradável sensação de medo quando andam por um estacionamento ou outro lugar público pouco iluminado.

Isto leva as pessoas a evitar lugares que são seguros.

A questão então parece ser: Como fazer com que as pessoas reconheçam como seguros os lugares que de fato são seguros? Como reduzir o medo onde ele não é necessário?

Som da segurança

Para Aradhna Krishna, da Universidade de Michigan (EUA), é tudo uma questão de inserir no ambiente os sons certos, uma vez que alguns tipos de som são capazes de criar uma atmosfera de segurança nesses lugares.

"Há um sentimento de mal-estar quando as pessoas estão sozinhas em locais públicos, tais como um estacionamento, uma estação de metrô ou um aeroporto. Isso não apenas traz sentimentos ruins às pessoas, mas pode ter efeitos negativos sobre os negócios quando as pessoas evitam ativamente áreas assim.

"Sabemos que alguns varejistas têm usado sons ambientes para afetar o humor dos clientes e suas percepções de tempo. Nós nos perguntamos então se o som ambiente correto poderia também fazer com que as pessoas se sintam seguras," explicou Krishna.

Presença social

Os resultados não se fizeram esperar quando a equipe comparou música clássica instrumental, música vocal, canto de pássaros e nenhum som em um estacionamento subterrâneo à noite.

As pessoas que ouviram os sons de pássaros e as músicas vocais sentiram uma maior sensação de segurança do que aquelas que ouviram música instrumental ou nenhum som, a ponto de afirmarem que voltariam lá sem problemas.

"Nós fornecemos indícios do mundo real de que sons ambientais corretamente escolhidos introduzidos em espaços públicos tidos como perigosos podem aumentar o conforto humano e a sensação de segurança," disse Krishna. "Sons de pássaros e músicas vocais humanas dão uma sensação de presença social e parecem ser os mais eficazes."

Os pesquisadores acrescentam uma nota de cautela ao seu estudo, recomendando "para não usar sons ambientes para dar uma falsa sensação de segurança quando lugares são realmente inseguros". Afinal, a maior preocupação do estudo era encontrar formas de tranquilizar clientes em ambientes tidos como inseguros.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.