22/10/2021

Spray fluorescente destaca tumor para que cirurgião possa retirá-lo completamente

Redação do Diário da Saúde
Spray fluorescente destaca tumor para que cirurgião possa retirá-lo completamente
Sonda fluorescente revela tecido canceroso (vermelho) 1 minuto após ser pulverizada em um local cirúrgico em um camundongo.[Imagem: Ching-Hsuan Tung et al. - 10.1021/acssensors.1c01370]

Sonda fluorescente

Um novo spray fluorescente permite iluminar especificamente o tecido canceroso, para que o tumor possa ser identificado prontamente e removido durante a cirurgia.

O prognóstico para um paciente com câncer submetido à cirurgia é melhor se o cirurgião remover todo o tumor, mas pode ser difícil dizer onde ele termina e começa o tecido saudável.

Os cirurgiões costumam usar a visão e o toque para identificar o tecido canceroso, mas essa abordagem pode deixar passar pequenos tumores, bem como células doentes nas margens entre um tumor e o tecido saudável, abrindo caminho para uma recidiva.

A cirurgia guiada por fluorescência é uma tecnologia emergente que pode aumentar essa diferença entre o tumor e o tecido saudável.

O método se baseia em compostos conhecidos como "sondas fluorescentes", que aumentam a visibilidade do tecido canceroso. Mas alguns desses compostos precisam ser administrados muitas horas ou até dias antes da cirurgia, às vezes exigindo uma longa internação, e podem não revelar tumores muito pequenos.

Para sanar essas deficiências, Ching-Hsuan Tung e seus colegas da Universidade de Cornell (EUA) desenvolveram uma sonda fluorescente que permite visualizar rapidamente o tecido doente, mesmo em pequena escala, bastando pulverizar o composto no local cirúrgico ou injetá-lo no paciente.

Quando pulverizado, o composto delineou as bordas do tumor em camundongos em questão de minutos, sem a necessidade de lavagem. E, quando injetado no abdômen dos camundongos, ele iluminou tumores ovarianos de até 1 mm de diâmetro em uma hora.

O próximo passo será testar a sonda fluorescente em pacientes humanos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.