19/02/2020

Substância natural previne calcificação dos vasos sanguíneos

Redação do Diário da Saúde
Substância natural previne calcificação dos vasos sanguíneos
Os testes em laboratório são promissores. O próximo passo será ver o funcionamento da substância no corpo humano.[Imagem: Antonia E. Schantl et al. - 10.1038/s41467-019-14091-4]

Calcificação

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique (Suíça) desenvolveram uma nova substância para prevenir a calcificação vascular.

Conforme seu metabolismo é prejudicado, os sais de cálcio podem se depositar nos tecidos moles, como vasos sanguíneos ou até mesmo nas válvulas cardíacas, causando seu endurecimento.

Isso geralmente leva a doenças cardiovasculares graves e potencialmente fatais.

"A calcificação ocorre quando os cristais de fosfato de cálcio são depositados no tecido," explica o professor Jean-Christophe Leroux. "O composto adere aos cristais de fosfato de cálcio, inibindo seu crescimento".

Derivado de uma substância natural

A nova substância está estruturalmente relacionada ao hexacifosfato de inositol, também conhecido como IP6.

Ocorrendo naturalmente em legumes e cereais, o IP6 liga o fosfato com vários minerais, como cálcio, magnésio e ferro. As plantas usam a molécula em suas sementes para fornecer às mudas um suprimento suficiente dessas substâncias.

Já se sabe há algum tempo que o IP6 também tem um efeito na corrente sanguínea humana. Mas a molécula sintetizada em laboratório deve ser injetada, uma vez que não pode ser absorvida por ingestão oral.

Contudo, antes que os pacientes possam se beneficiar da substância, mais pesquisas e testes deverão ser realizados. Várias equipes estão trabalhando para verificar a eficácia com que o IP6 impede a calcificação vascular.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.