26/08/2008

Sucos de frutas devem ser evitados ao se tomar medicamentos

Charmayne Marsh
Sucos de certas frutas devem ser evitados ao se tomar medicamentos
Suco de toranja, maçã e laranja devem ser evitados ao se tormar medicamentos.[Imagem: The Florida Department of Citrus]

Sucos de laranja, maçã e toranja

Cientistas e consumidores sabem há anos que o suco de toranja (grapefruit) pode aumentar a absorção de determinados medicamentos - com o potencial para transformar doses normais em overdoses absolutamente tóxicas.

Agora, o mesmo pesquisador que descobriu essa interação está relatando novas evidências de que o suco de toranja, assim como o de outras frutas comuns, incluindo a laranja e a maçã, podem ter o efeito oposto, diminuindo sensivelmente a absorção de outros medicamentos, potencialmente anulando seus efeitos benéficos.

Remédios e sucos de frutas não combinam

O estudo oferece uma nova razão para evitar tomar sucos dessas frutas quando ingerindo determinados medicamentos, incluindo alguns que são prescritos para condições que apresentam risco de morte, como doenças do coração, câncer, rejeição de transplante de órgãos e infecções, dizem os pesquisadores.

"Recentemente nós descobrimos que o suco de toranja e dessas outras frutas diminuem substancialmente a absorção oral de certos medicamentos passando pelo sistema de absorção intestinal," diz o Dr. David G. Bailey. "A preocupação é a perda dos benefícios de medicações essenciais para o tratamento de condições médicas sérias."

Efeitos da interação entre suco e remédios

Bailey e seus colegas anunciaram há mais de 20 anos a inesperada descoberta de que o suco de toranja pode aumentar dramaticamente no organismo os níveis do remédio contra pressão alta felodipina, potencialmente causando efeitos perigosos pela excessiva concentração da droga no sangue.

Desde então, outros pesquisadores já identificaram mais de 50 medicamentos que apresentam o risco da overdose do medicamento induzida pelo suco da fruta. Como resultado dessas descobertas, algumas dessas drogas agora trazem alertas contra a ingestão de suco ou da própria fruta durante o consumo do medicamento.

Medicações afetadas pela ingestão de sucos

Até agora, já foi comprovado que os sucos de laranja, maçã e toranja baixam a absorção de um medicamento contra o câncer (etoposide); alguns beta bloqueadores (atenolol, celiprolol, talinolol) usados para tratar pressão alta e prevenir ataques cardíacos; uma droga tomada para prevenir a rejeição de órgãos transplantados (cyclosporine); e determinados antibióticos (ciprofloxacin, levofloxacin, itraconazole).

Mas outros medicamentos poderão ser adicionados à lista à medida que os pesquisadores verifiquem uma interação que reduza seus efeitos.

Bailey alerta a todos os pacientes para consultar seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicação com os sucos e mesmo com a ingestão das frutas. A menos que isso seja um problema, ele recomenda tomar a maioria das medicações apenas com água.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.