27/10/2011

Consumidores não dão atenção à tabela nutricional dos alimentos

Redação do Diário da Saúde

Falar e fazer

As tabelas nutricionais impressas nas embalagens de alimentos não são levadas tão a sério pelos consumidores como se imaginava.

Uma pesquisa comparou o que os consumidores dizem sobre ler as tabelas nutricionais e o que eles realmente leem.

Para isso, cientistas da Universidade de Minnesota (EUA) usaram equipamentos especiais para rastrear onde os olhos dos consumidores estavam focados ao olhar a embalagem dos alimentos.

A seguir, eles foram entrevistados e relataram o quanto achavam importante as tabelas nutricionais e o quanto eles haviam lido.

Mas os resultados não coincidiram.

Atenção finita

Os consumidores afirmam ler muito mais a tabela nutricional do que realmente o fazem.

A leitura objetiva foi determinada usando um aparelho de rastreamento dos olhos.

A conclusão é que, quando o consumidor olha para a tabela nutricional, ele olha principalmente para o seu centro, o que significa que ele lê os primeiros itens e interrompe a leitura antes de chegar ao final da tabela.

"Os resultados mostram que os consumidores têm uma faixa de atenção finita para as tabelas de informação nutricional: embora a maioria dos consumidores tenha olhado para as tabelas, muito poucos olharam todos os itens da tabela," afirmam Dan Graham, e Robert Jeffrey.

Informações mais importantes da tabela nutricional

Enquanto 31% dos consumidores afirmaram ler as informações sobre conteúdo de gordura, o aparelho revelou que apenas 9% deles realmente fazem isso.

Apenas 1% dos participantes da pesquisa consultou os itens mais importantes na tabela - gordura total, gorduras trans, açúcar e tamanho da porção.

Mas a disposição da tabela na embalagem também ajuda: as tabelas nutricionais foram lidas em 61% das vezes quando elas estavam na parte frontal da embalagem, contra 34% quando estavam nas laterais.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.