05/11/2020

Tatuagem atrapalha suor e aumenta temperatura da pele

Redação do Diário da Saúde
Tatuagem atrapalha suor e aumenta temperatura da pele
Outros pesquisadores já haviam alertado que as tatuagens geram nanopartículas que se depositam nos gânglios.[Imagem: Christian Seim]

Tatuagens e suor

Você já ouviu falar que elas podem se deformar com a idade, perpetuar o nome de um ex que você preferiria esquecer ou divulgar uma arte que você não admira há muito tempo.

Mas as tatuagens também podem prejudicar a maneira como suamos, podendo causar o superaquecimento do corpo se cobrirem uma grande área.

"Qualquer dano às glândulas écrinas (suor) dentro da pele pode prejudicar a resposta ao suor e potencialmente aumentar o risco de superaquecimento se o dano cobrir uma área de superfície corporal grande o suficiente," reforça o professor Scott Davis, da Universidade Metodista do Sul (EUA).

A equipe do professor Davis estudou a pele tatuada e a pele não tatuada nos braços de um grupo igualmente dividido de homens e mulheres, confirmando que as seções de pele tatuadas reduzem as taxas de suor e impedem que a pele atinja a temperatura alcançada pelas partes não tatuadas.

Menos suor e maior temperatura

Com os voluntários em um ambiente de calor, as áreas tatuadas e não tatuadas da pele começaram a suar mais ou menos ao mesmo tempo, mas as áreas tatuadas acabaram produzindo menos suor do que as áreas sem tatuagens, o que resultou em uma menor redução da temperatura.

Os resultados indicam que, embora os sinais nervosos às glândulas sudoríparas não tenham sido afetados na pele tatuada, as próprias glândulas sudoríparas provavelmente foram danificadas durante a tatuagem.

"Esses dados indicam que os efeitos colaterais do processo de tatuagem afetam negativamente a função das glândulas sudoríparas écrinas e podem ser considerados uma complicação potencial de longo prazo ou efeito colateral desse procedimento cosmético," escreveram os pesquisadores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.