19/06/2023

Taurina pode ter efeito antienvelhecimento

Redação do Diário da Saúde
Taurina pode ter efeito antienvelhecimento
Alguns estudos já demonstraram que suplementos de taurina têm efeitos positivos contra o envelhecimento.[Imagem: Vachagan Malkhasyan/Pixabay]

Causa do envelhecimento ou causado pelo envelhecimento?

O envelhecimento é inevitável, marcado por mudanças sistêmicas em nossos corpos, de modo que não encontramos muitos cientistas sérios - se é que há algum - falando em "curar" o envelhecimento.

Quando olhamos o envelhecimento no detalhe, porém, há uma questão muito válida e que intriga os pesquisadores há séculos: Uma determinada mudança observada em um indivíduo foi a causa ou é um efeito do envelhecimento?

Parminder Singh e seus colegas da Universidade de Colúmbia, nos EUA, acabam de encontrar a resposta para um desses casos, uma resposta que eles esperam poder ajudar, se não a retardar o processo de envelhecimento, ao menos garantir um maior tempo de vida saudável.

Singh descobriu que a redução no nível de taurina, observado conforme envelhecemos, é um elemento responsável por acelerar o processo de envelhecimento - nos experimentos, a restauração dos níveis de taurina prolongou a vida saudável dos animais de laboratório.

Taurina contra o envelhecimento

A taurina é uma substância química que ocorre naturalmente em nosso sangue, sendo também comumente usada como aditivo em bebidas energéticas.

"Estudos anteriores mostraram que a concentração de taurina no sangue se correlaciona com a saúde, mas não se sabia se as concentrações de taurina no sangue afetam o envelhecimento. Para fechar essa lacuna no conhecimento, medimos a concentração de taurina no sangue durante o envelhecimento e descobrimos que, à medida que os níveis de taurina diminuíam naturalmente, as 'marcas do envelhecimento' aumentavam, incluindo um declínio nas funções dos órgãos," contou o professor Ankur Sharma, coordenador da equipe.

Quando a quantidade de taurina foi aumentada nos corpos de camundongos, macacos e até vermes, eles viveram por mais tempo e seu tempo de saúde, ou seja, a duração da vida saudável aumentou. E isso aconteceu porque a taurina afetou positivamente várias características do envelhecimento, incluindo a senescência celular, os danos ao DNA e a inflamação.

Com estes resultados, a equipe agora irá estudar se a deficiência de taurina também é um motor do envelhecimento em humanos. Para isso, serão necessários testes de suplementação de taurina bem controlados e de longo prazo, com o monitoramento da saúde e do tempo de vida de voluntários.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.