19/07/2022

Tecidos inteligentes percebem como seus usuários estão se movendo

Redação do Diário da Saúde
Têxteis inteligentes percebem como seus usuários estão se movendo
Os novos tecidos inteligentes se ajustam perfeitamente ao corpo, detectando a postura e os movimentos do usuário.[Imagem: Irmandy Wicaksono]

Termoformagem

Usando um novo processo de fabricação, pesquisadores fabricaram "tecidos inteligentes" que se ajustam perfeitamente ao corpo para que possam sentir a postura e os movimentos do usuário.

Ao incorporar um tipo especial de fio de plástico e usar calor para derretê-lo levemente - um processo chamado termoformagem - foi possível melhorar muito a precisão dos sensores de pressão hoje incorporados em tecidos de malha multicamadas.

O processo permitiu criar um sapato e um tapete "inteligentes": Devidamente acompanhados de um pequeno aparelho eletrônico dotado do software adequado, torna-se possível medir e interpretar os dados dos sensores de pressão em tempo real, conforme a pessoa usa o sapato ou pisa no tapete.

O programa de controle na verdade é um tipo de inteligência artificial, que aprendeu a prever os movimentos: Ele previu poses de ioga realizadas por um indivíduo em pé no tapete com cerca de 99% de precisão.

Sapatos e meias para reabilitação

O processo de fabricação, que se baseia na tecnologia de tecelagem digital - a equipe o chama de 3DKnITS -, permite a prototipagem rápida e pode ser facilmente dimensionado para fabricação em larga escala.

"Com o tricô digital, você tem essa liberdade de projetar seus próprios padrões e também integrar sensores dentro da própria estrutura, para que fique sem costura e confortável, e você pode desenvolvê-lo com base na forma do seu corpo," disse o pesquisador Irmandy Wicaksono, do MIT (EUA).

A técnica pode ter muitas aplicações, especialmente na área da saúde e reabilitação. Por exemplo, ela pode ser usada para fabricar sapatos inteligentes que rastreiem a marcha de alguém que está aprendendo a andar novamente após uma lesão, ou meias que monitorem a pressão no pé de um paciente diabético, para evitar a formação de úlceras, afirmam os pesquisadores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.