04/11/2019

Trabalhadores felizes são 13% mais produtivos

Redação do Diário da Saúde
Trabalhadores felizes são 13% mais produtivos
É melhor investir na felicidade dos funcionários porque, embora trabalhar sob pressão aumente a produtividade no curto prazo, uma agenda cheia demais derruba a produtividade.[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Felicidade garante produtividade

Psicólogos afirmam ter encontrado um elo conclusivo entre a felicidade e a produtividade no trabalho.

Um extenso estudo sobre felicidade e produtividade mostrou que os trabalhadores são 13% mais produtivos quando sentem-se felizes.

"Nós descobrimos que, quando os trabalhadores são mais felizes, eles trabalham mais rápido, fazendo mais ligações por hora trabalhada e, principalmente, convertem mais ligações em vendas," disse o professor Jan-Emmanuel De Neve, da Universidade de Oxford (Reino Unido).

Ele fez a pesquisa juntamente com colegas do MIT (EUA) e Universidade Erasmus de Roterdã (Países Baixos), em colaboração com a multinacional britânica de telecomunicações BT, usando como cobaias os funcionários de telemarketing da empresa.

Os pesquisadores afirmam que, embora o vínculo entre felicidade e produtividade tenha sido discutido com frequência, este estudo fornece a primeira evidência de campo causal para esse relacionamento. "Nunca houve evidências tão fortes," disse o professor De Neve.

Benefícios para trabalhadores e empresas

Durante o experimento, os funcionários avaliaram a própria felicidade semanalmente, por seis meses, usando uma pesquisa simples por e-mail contendo cinco botões emoji representando estados de felicidade - de muito triste a muito feliz.

Os dados de atendimento telefônico, conversão de chamada em venda e satisfação do cliente foram monitorados, juntamente com o horário e os intervalos agendados do trabalhador.

Os pesquisadores coletaram essas informações juntamente com dados administrativos obtidos da empresa sobre as características dos trabalhadores, horários de trabalho e produtividade.

Os resultados mostraram que trabalhadores felizes não trabalham mais horas que seus colegas descontentes - eles são simplesmente mais produtivos dentro do tempo em que trabalham. Especificamente, 13% mais produtivos, o que é curiosamente similar ao resultado de outra pesquisa, também feita no Reino Unido, que mostrou que a felicidade aumenta a produtividade no trabalho em 12%.

"Parece haver um espaço considerável para melhorar a felicidade dos funcionários enquanto eles estão trabalhando," comentou o professor De Neve. "Embora isso seja claramente do interesse dos próprios trabalhadores, nossa análise sugere que também é do interesse dos seus empregadores".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.