20/08/2009

Tratamento contra disfunção erétil começa a ser oferecido no SUS

Vladimir Platonow - Agência Brasil

Tratamento gratuito para disfunção erétil

A disfunção erétil já pode ser tratada na rede pública federal de saúde. O Hospital de Ipanema, no Rio de Janeiro, passou a oferecer a partir de hoje (19) o tratamento para a doença, com a inauguração do Centro de Atenção Integral à Saúde do Homem.

No local também são oferecidas cirurgias de próstata e vasectomia. Antes, os homens com problemas de ereção tinham que pagar pelo tratamento em clínicas particulares.

"Na rede pública, o homem não tinha acesso a isso [ao tratamento]. Temos uma estrutura com consultório, especialistas, medicação e procedimentos cirúrgicos necessários", disse o médico Geraldo Di Biase, diretor do Hospital de Ipanema.

Próteses penianas pelo SUS

Além de fornecer os medicamentos para o tratamento da doença, o centro também fará a implantação de próteses penianas nos casos mais graves. Para conseguir o tratamento, o paciente deve procurar primeiro um posto de saúde que o encaminhará ao hospital. "Ele procura o posto e é encaminhado para cá, depois de fazer os primeiros exames. O paciente já tem que vir encaminhado", afirmou Di Biase.

Nesta semana, o centro começou um mutirão de cirurgias de próstata. Segundo Di Biase, só na rede federal do Rio de Janeiro, cerca de 400 pessoas esperam na fila. Até o fim do ano, com a nova estrutura, ele acredita que a demanda estará regularizada.

Exame de próstata

Segundo o médico, o exame de próstata pode ser feito a partir dos 40 anos, se houver histórico da doença na família, mas é praticamente obrigatório a partir dos 50 anos. O câncer de próstata atinge 50 mil homens por ano no Brasil, número que Di Biase acredita ser até quatro vezes maior.

Os primeiros sintomas são dificuldade em urinar ou vontade de urinar várias vezes ao dia ou durante a noite. A doença é facilmente tratada, quando diagnosticada logo no início.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.