11/06/2021

Três anos mais jovem em apenas oito semanas? Ensaio clínico comprova que é possível

Redação do Diário da Saúde
Três anos mais jovem em apenas oito semanas? Ensaio clínico comprova que é possível
Os voluntários apresentaram uma redução estatisticamente significativa da idade biológica - mais de três anos mais jovens em comparação com os controles. [Imagem: Kara N. Fitzgerald et al. - 10.18632/aging.202913]

Dieta do rejuvenescimento

Um ensaio clínico inovador mostrou que, em apenas oito semanas, podemos reduzir nossa idade biológica em mais de três anos, apenas adotando uma dieta e um estilo de vida saudáveis.

Este é o primeiro estudo revisado por pares que fornece evidências científicas de que mudanças no estilo de vida e na dieta podem proporcionar uma redução rápida e imediata da nossa idade biológica - ao menos para metade das pessoas.

Como o envelhecimento é o principal fator de doenças crônicas, essa redução tem o poder de nos ajudar a viver melhor e por mais tempo, alcançando uma maior longevidade saudável.

Redução da idade biológica

O programa de tratamento de 8 semanas incluiu dieta, horário e duração do sono, orientação de exercícios físicos e relaxamento, ingestão de probióticos e fitonutrientes suplementares.

Os voluntários apresentaram uma redução estatisticamente significativa da idade biológica - mais de três anos mais jovens em comparação com os controles. O estudo utilizou um ensaio clínico randomizado e controlado, envolvendo 43 homens adultos saudáveis, com idades entre 50 e 72 anos, e usou como indicador de idade biológica a metilação do DNA.

"O programa de intervenção combinada foi projetado para atingir um mecanismo biológico específico, chamado metilação do DNA e, em particular, os padrões de metilação do DNA que foram identificados como altamente preditivos da idade biológica. Suspeitamos que esse foco foi a razão de seu impacto notável," disse Kara Fitzgerald, principal autora do estudo.

O ensaio clínico foi conduzido de forma independente pelo Instituto de Pesquisas Helfgott, com assistência laboratorial da Universidade de Yale, e os resultados foram analisados também de forma independente por especialistas da Universidade McGill e Universidade Nacional de Medicina Natural.

Dos 18 participantes incluídos na análise final, 8 tiveram redução de idade, 9 permaneceram inalterados e 1 aumentou a idade de metilação.

"Estes resultados iniciais parecem ser consistentes, e largamente estendidos, em relação aos poucos estudos existentes que examinaram até agora o potencial de reversão da idade biológica. E ele é único no uso de um programa alimentar e de estilo de vida não farmacêutico e seguro, grupo de controle, e a extensão da redução de idade. No momento, estamos inscrevendo participantes para um estudo maior que esperamos corroborar esses resultados," acrescentou Fitzgerald.

Idade biológica

Os padrões de metilação do DNA se tornaram um dos principais meios pelos quais os cientistas avaliam e rastreiam o envelhecimento biológico, um termo usado para descrever o acúmulo de danos e a perda de função em nossas células, tecidos e órgãos.

Esse dano é o que impulsiona as doenças do envelhecimento.

"O que é extremamente emocionante," comentou Fitzgerald, "é que as práticas alimentares e de estilo de vida, incluindo nutrientes específicos e compostos alimentares conhecidos por alterar seletivamente a metilação do DNA, são capazes de ter esse impacto sobre os padrões de metilação do DNA que já sabemos que prevê o envelhecimento e as doenças relacionadas à idade. Acredito que isso, junto com novas possibilidades para todos nós medirmos e rastrearmos nossa idade de metilação do DNA, fornecerá novas oportunidades significativas para cientistas e consumidores."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.