01/08/2019

Uma dose da vacina contra HPV pode ser suficiente, dizem pesquisadores

Redação do Diário da Saúde

Vacina contra HPV em dose única

Uma dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) apresentou eficácia comparável a duas ou três doses para prevenir a pré-neoplasia cervical, de acordo com um monitoramento realizado na Austrália.

Em um grande estudo nacional de vinculação de dados, os pesquisadores compararam os resultados da triagem cervical para 250 mil mulheres australianas que foram elegíveis para a vacinação no âmbito do programa nacional de vacinação contra o HPV.

Os pesquisadores descobriram que, nas mulheres que foram vacinadas em uma idade jovem, quando a maioria ainda não tinha sido exposta ao HPV, uma única dose da vacina contra o HPV reduziu a chance de desenvolver uma lesão pré-cancerosa detectada na triagem cervical.

"Se a vacinação com uma dose for suficiente, ela realmente simplificará nossa capacidade de proteger mais pessoas contra esses vírus causadores de câncer. Isso poderia fazer uma grande diferença, especialmente em países com menos recursos que atualmente têm altas taxas de câncer cervical, mas atualmente não podem pagar pela vacinação ou pela triagem," comentou a professora Julia Brotherton, da Universidade de Melbourne.

Contudo, a Dra Brotherton enfatiza que, até que os resultados dos testes formais estejam em vigor e as recomendações sejam mudadas, os jovens devem certificar-se de que completem o curso de vacinação na forma recomendada pelas autoridades de saúde.

Tipos de HPV

A vacinação é uma parte fundamental do recente apelo da Organização Mundial de Saúde para que a eliminação do câncer do colo do útero seja tratado como problema de saúde pública, juntamente com o rastreamento baseado no HPV, instalações para diagnóstico e tratamento precoces e cuidados paliativos.

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus extremamente comum em todo o mundo e que infecta os humanos desde a pré-história.

Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 estão associados ao câncer. Dois tipos de HPV (16 e 18) estão associados a 70% dos cânceres do colo do útero e lesões cervicais pré-cancerígenas.

O HPV é transmitido principalmente por contato sexual e a maioria das pessoas é infectada pelo HPV logo após o início da atividade sexual.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.