07/08/2013

Usina de Fukushima libera 300 toneladas de água radioativa no mar

Com informações da Agência Brasil

O governo do Japão informou que a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no nordeste do país, está despejando diariamente cerca de 300 toneladas de água radioativa no mar.

Em março de 2011, um terremoto seguido por tsunami provocou vazamentos e explosões na usina, gerando um dos piores acidentes radioativos da história.

A informação foi divulgada depois que a empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que administra a usina, mostrou preocupação com a acumulação de água altamente radioativa no subsolo dos reatores.

O governo japonês disse que a maior parte da água contaminada despejada no oceano - mas não toda - limita-se às áreas próximas da usina, que está isolada do mar aberto por diques.

Momentos antes do anúncio, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu que o ministro da Indústria, Toshimitsu Motegi, elaborasse um plano para ajudar a Tepco na tarefa de enfrentar o vazamento de água contaminada da usina nuclear.

A empresa que administra Fukushima já havia admitido, no último dia 23 de julho, ter detectado pela primeira vez o vazamento de água contaminada para o mar e assegurou que a quantidade era pequena.

A maior preocupação da Tepco no momento é a acumulação de água contaminada no subsolo dos reatores, inacessível em decorrência da alta radiação.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.